Honda X ADV a aventura espera por si

By on 11 Julho, 2017

A agilidade da X-ADV facilita as viagens do seu dia a dia pelo trânsito da cidade. No fim de semana, pode ir mais além. Trata-se de uma máquina de estilo crossover, com uma forte capacidade todo o terreno.

Para chamar a atenção das pessoas, é necessário fazer algo totalmente diferente, é isso que a Honda X-ADV faz. Concebida e desenvolvida pela equipa R&D da Honda em Itália, proporciona um novo aspeto à nossa gama Adventure. Destaca-se da multidão com uma mistura de sofisticação e robustez em toda a moto, não havendo como confundir a X-ADV: está numa classe à parte.

De noite ou de dia, apenas um relance é suficiente, com o ecrã de instrumentos CRF450 de estilo rally. Com uma disposição concentrada, apresenta toda a informação necessária para o condutor em redor do grande velocímetro digital central e de um tacómetro circular.

Os elegantes faróis duplos de tipo LED, brilhantes, para que nada lhe escape à vista. Concebidos como parte integrante da carenagem dianteira é divididos por uma grelha desportiva de rede que reforçam a agressividade do olhar da X-ADV.

O assento com boas proporções para uma ou duas pessoas e construído com materiais de qualidade superior, irá garantir conforto numa viagem longa. De altura adequada para utilização em cidade, estrada de montanha ou qualquer outro lugar.

A X-ADV é construída a partir de um chassis forte, completamente novo, com estrutura em tubos de aço para uma boa maneabilidade em diferentes pisos, oferecendo firmeza e confiança.

Espaço de arrumação é coisa que não falta nesta aposta da Honda. Debaixo do assento, a X-ADV contém 21 litros de capacidade de armazenamento e transporte. Quando tiver estacionado, guarde o capacete e as luvas, baixe o assento, tranque-o e pode ir à sua vida. Pode encontrar uma prática tomada de 12 V neste espaço, iluminado por LED.

Esta X-ADV não seria uma crossover sem as proteções para as mãos. São as mesmas que são utilizadas pela Africa Twin e não apenas na aparência. Estas proteções para as mãos mantêm-nas protegidas do arrefecimento pelo vento e das condições atmosféricas, protegendo também contra pedras e outros imprevistos do todo o terreno.

O para-brisas da X-ADV ajusta-se sem a utilização de ferramentas de baixo para cima, em cinco posições, para uma maior proteção contra o vento e condições atmosféricas. A diferença da altura total é de 136 mm, com uma diferença de ângulo de 11° entre os pontos mais e menos elevados.

Já os apoios para os pés do passageiro ficam recolhidos no chassis quando não estiverem a ser utilizados, mantendo toda a fluidez das linhas da moto quando viaja sozinho.

A comodidade de utilização da X-ADV começa logo no facto de deixar de ser necessário utilizar a chave normal para a ignição, tampa de combustível ou assento. A chave inteligente desta Honda funciona mesmo no bolso.

A chave possui dois botões: a função inteligente ligado/desligado e a função de “resposta” que faz com que os piscas se acendam para que a moto seja identificada.

Com a Chave Inteligente, um toque no interruptor principal e imediato ligamos a moto. Também se ilumina quando pressionada – ou a partir da função de resposta da Chave Inteligente – com uma luz azul. Um imobilizador é também montado de série.

O motor de dois cilindros paralelos, SOHC de 8 válvulas e 745 cc refrigerado por líquido, oferece elevado binário a baixas e médias rotações, com máximo de 68 Nm a 4750 rpm. Este motor de pistões de curso longo proporciona fortíssimas acelerações desde as rotações mais baixas, deixando facilmente para trás a maior parte das outras motos.

Os dois veios de equilíbrio na cambota minimizam a vibração quando o motor funciona a rotações mais elevadas, permitindo, ainda assim, um “pulsar” e uma nota de escape intensa graças à ordem de ignição de 270.

O corpo do acelerador de 36 mm e o sistema PGM-FI garantem a relação de combustível/ar exata para fazer com que a X-ADV cumpra os limites impostos pela norma EURO4. Com um consumo de combustível que proporciona uma autonomia de cerca de 300 km, existe muito caminho a percorrer com um depósito de combustível de 13,1 litros.

A X-ADV vem equipa com uma transmissão de embraiagem dupla com 3 modos de condução. Existem dois modos automáticos e um modo MT para mudanças manuais de velocidade. Especificamente desenvolvido para o DCT da X-ADV, o modo D (automático) seleciona relações mais baixas em comparação com as nossas outras máquinas equipadas com DCT. Isto é particularmente útil dentro da cidade, aproveitando melhor o binário do motor quando precisa de ser um pouco mais eficaz a circular no trânsito.

Existem duas embraiagens, controladas independentemente pelo seu próprio circuito eletro-hidráulico. Uma está destinada ao arranque e para a 1.ª, 3:ª e 5.ª mudanças, sendo que a outra está destinada à 2ª, 4.ª e 6.ª mudanças. Desta forma, quando for selecionada uma mudança, estas alternam de uma embraiagem para a outra. Pode conduzir com grande facilidade e ter a sensação de que está a conduzir uma moto de caixa manual, mas sem mudanças de velocidade. A passagem das mudanças é rápida e sem falhas.

As forquilhas invertidas de 41 mm dispõem de pré-carga da mola e de afinação de extensão, juntamente com 153 mm de curso, enquanto o amortecedor traseiro Pro-Link, de pré-carga ajustável, proporciona curso de 150 mm. Tudo isto, conjugado com uma distância em relação ao solo de 162 mm, torna-a ideal para muito mais do uma simples incursão em todo o terreno.

A travagem na X-ADV, com ABS, inspira confiança nas estradas mais irregulares ou com piso molhado. Proporciona uma travagem forte, precisa e estável quando precisa dela.

A saída de escape inclinada oferece um som forte e vibrante e uma boa distância ao solo, mantendo uma aparência elegante ao ficar perto do chassis.

Ficha Técnica

Motor

DIÂMETRO X CURSO (mm) – 77 x 80 mm

ALIMENTAÇÃO – Injeção eletrónica PGM-FI

TAXA DE COMPRESSÃO – 10.7:1

CILINDRADA (cm3) – 745 cm3

TIPO DE MOTOR – Refrigeração por líquido, 4 tempos, cabeça SOHC de 8 válvulas, bicilíndrico paralelo

POTÊNCIA MÁXIMA – 40,3 kW (55 CV)/6.250rpm

BINÁRIO MÁXIMO – 68Nm/4.750rpm

CAPACIDADE DE ÓLEO (Litros) – 4,1L

ARRANQUE – Elétrico

Rodas

SUSPENSÃO – FRENTE – Forquilha telescópica invertida de Ø 41mm, 153,5mm de curso. Ajuste de pré-carga e ressalto

SUSPENSÃO – RECTAGUARDA – Sistema Pro-link com ajuste de pré-carga

PNEUS – FRENTE – 120/70 R17

PNEUS – RECTAGUARDA – 160/60 R15

RODA – TIPO – FRENTE – 17″

RODA – TIPO – RECTAGUARDA – 15″

Ciclística

BATERIA – 12V-11.2AH

ÂNGULO DA COLUNA DE DIRECÇÃO – 27°

DIMENSÕES (mm) – 2.245 x 910 x 1.375 mm

QUADRO – Tubos de aço, tipo diamante

DEPÓSITO DE COMBUSTÍVEL (Litros) – 13,1 litros

CONSUMO DE COMBUSTÍVEL – 3,6l/100 km

DISTÂNCIA LIVRE AO SOLO (mm) – 162 mm

LUZES – LED

PESO EM ORDEM DE MARCHA (kg) – 238 kg

ALTURA DO ASSENTO (mm) – 820 mm

TRAIL (mm) – 104 mm

DISTÂNCIA ENTRE EIXOS (mm) – 1.590 mm

Transmissão

EMBRAIAGEM – Húmida, multi-discos, 2 embraiagens hidráulicas (DCT)

TRANSMISSÃO FINAL – Por corrente

TIPO TRANSMISSÃO – 6 velocidades

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!