Kawsaki Ninja ZX-10R e Ninja ZX-10RR 2023: A lenda prossegue com novas cores

By on 3 Outubro, 2022

No segmento de motos desportivas, a gama Kawasaki Ninja é sem dúvida uma das mais populares e uma das mais bem sucedidas em competição, como comprovam os seis títulos consecutivos conquistados por Jonathan Rea no Campeonato do Mundo de Superbike de 2015 a 2020.

Há dois anos, o fabricantes de Akashi decidiu renovar a sua superbike Ninja ZX-10R e a sua variante de corrida ZX-10RR, introduzindo uma nova carenagem aerodinâmica e melhorando a força descendente da moto.

Com uma carenagem aerodinâmica de baixo coeficiente de arrasto, a Ninja ZX-10R beneficia de ‘asas’ integradas que contribuem para a força descendente e estabilidade dianteira. Equipada com faróis de LED compactos e altamente eficientes, a instrumentação TFT colorida de fácil leitura pode ser emparelhada com o smartphone graças ao aplicativo Rideology da Kawasaki, que fornece várias atualizações do status da máquina. Outros recursos focados no piloto incluem o cruise control eletrónico, modos de pilotagem integrados e KCMF, a inovadora função de gerenciamento de curvas da Kawasaki que oferece a melhor resposta e tração em todas as condições de pilotagem.

O formidável motor de 998 cc e quatro cilindros refrigerado a líquido, com DOHC e 16 válvulas da Ninja ZX-10R atinge um pico inebriante de 203 cv @ a 13.200 rpm enquanto, com a assistência RamAir, a “base de corrida ” Ninja ZX-10RR aumenta a potência para 214 cv a 14.000 rpm. Combinado com uma embreagem Assist e Slipper, controle de tração, transmissões de relação estreita e até controle de partida, o pedigree de corrida de ambas as motos é evidente; e isso vale para a ciclística também.

O quadro de manuseio leve de ambas as motos possui forquilhas dianteiras Balance Free invertidas de 43 mm com câmaras de compressão externas, amortecimento de compressão e retorno e ajuste de pré-carga da mola. Na traseira, a suspensão traseira horizontal com amortecedor a gás BFRC lite de cada moto apresenta um reservatório piggyback, amortecimento de compressão e retorno, além de ajuste de pré-carga de mola. A travagem na frente é assegurada para um par de discos Brembo de 330 mm com pinças de 4 pistões opostas monobloco Brembo M50 de montagem radial dupla.

A influência da pista estende-se até mesmo ao design do resfriador de óleo e refrigerado a ar que a KRT ajudou a desenvolver no calor da competição. A ZX-10RR foi criada para ser a moto base para a competição de Superbike com um motor de alta rotação e uma variedade de componentes exóticos, levando o seu potencial de desempenho para o próximo nível.

A folha de especificações da RR é formidável, listando coisas como tubos de travão de malha de aço, bielas de titânio Pankl leves, molas de válvulas especiais, árvores de cames específicas para a RR, pistões Pankl leves e pinos de pistão leves DLC, além de rodas forjadas Marchesini calçadas com pneus Pirelli Diablo Supercorsa e um assento individual.

Cores para a Ninja ZX-10R e Ninja ZX-10RR 2023:

Ninja ZX-10R 

  • Pérola robótica branco/metálico diablo preto
  • Verde limão/ébano

Ninja ZX-10RR          

  • Verde limão
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments