KTM 1290 Super Adventure R: A versão mais off-road!

By on 23 Fevereiro, 2021

Depois da mais estradista ‘S’, a nova KTM 1290 Super Adventure R é a segunda entrega da nova geração de modelos Adventure com mais de 1000cc. Concebida para ultrapassar o terreno mais selvagem e desafiante, esta é a versão mais adaptada ao offroad sem limites.

Ser capaz de montar a 1290 Super Adventure R sobre o pior terreno da forma mais fácil e intuitiva, foi afinal uma das prioridades no desenvolvimento desta versão completamente renovada de 2021. Na redefinição da ciclística foi reposicionado o depósito para manter o combustível do depósito no nível mais baixo possível, com o propósito de se alcançar um centro de gravidade mais baixo, gerando-se assim uma maior agilidade e melhor manuseamento em diferentes situações de condução.

Para uma maior precisão nas curvas a coluna de direção foi deslocada 15 mm para trás, deslocando a secção frontal do motor e introduzindo um novo braço oscilante fundido com reforços expostos, ligeiramente mais longo para uma sensação mais firme sob aceleração. Em termos de ergonomia os engenheiros da KTM analisaram e apararam cada centímetro da 1290 Super Adventure R para com a largura mais correta melhor o contacto entre o condutor e a moto.

Acertar as medidas!

Neste modelo de 2021 a sensação de controlo e equilíbrio sai reforçada com o novo depósito de combustível de três partes, e que com uma capacidade total de 23 litros está em posição mais baixa para proporcionar uma condução mais equilibrada. Tal como o quadro, o sub-quadro também foi redesenhado e é rematado com um banco desportivo de 880 mm de altura, de dimensões reduzidas e com um prático porta-luvas por baixo.

Outro elemento reconfigurado é a suspensão WP de 2021 que, segundo o fabricante, melhora ainda mais o manuseamento da moto. A nova1290 Super Adventure R recorre à prolífica experiência offroad da KTM, adoptando o melhor da tecnologia WP XPLOR. A forqueta frontal de 48mm totalmente ajustável oferece uns impressionante 220mm de curso e apresenta funções de amortecimento divididas, assim como facilidade de ajuste com algumas simples voltas do mostrador para cada função. O choque traseiro do WP PDS oferece o mesmo curso de 220 mm, sendo de referir que para se chegar aos novos parâmetros de amortecimento, foram importantes as longas sessões de testes no deserto californiano, bem os trilhos de diferentes tipos de terreno encontrados em toda a Europa

Tecnologia de desempenho

Sob a sua pele a Super Adventure R 2021 viu uma série de atualizações, como acontece com o novo LC8 V-twin de 160 cavalos, motor que permitiu uma economia de peso na ordem de  1,6kg sobre . A KTM reviu os componentes internos deste motor V-twin não apenas para reduzir o peso mas também para melhorar a dissipação de calor.

Foi ainda feito um esforço para optimizar o fluxo de ar através da moto, tem agora dois radiadores separados em vez da única unidade do modelo anterior. Com entradas de ar inteligentemente concebidas, a quantidade de ar quente que flui para as pernas do condutor foi significativamente reduzida, o que sem dúvida se notava bastante no anterior modelo. Melhorou ainda a acessibilidade. Graças a uma caixa de ar redesenhada, os pilotos podem agora aceder facilmente ao filtro de ar, bastando para isso remover quatro parafusos.

O próprio filtro apresenta agora nervuras verticais, em vez de horizontais, que ajudam a dirigir o pó ou a areia para o fundo da caixa de ar. Em colaboração com a PANKL, a KTM também reformulou o mecanismo da caixa de velocidades para uma condução mais rápida, mais leve e com maior capacidade de resposta. A força total destas melhorias pode ser desfrutada ainda mais através do Quickshifter+ opcional, com um funcionamento agora mais rápido e ainda mais preciso.

Foram novamente atingidos intervalos de serviço de 15.000 km, com um baixo consumo de combustível de 5,7 l/100 km.

Eletrónica de topo

A KTM 1290 Super Adventure R de 2021 está repleta dos mais avançados sistemas eletrónicos, continuando a colaboração com fabricantes de renome como é o caso da alemã Bosch. Um novo sensor de ângulo inclinado de 6 eixos lê toda a informação sobre a inclinação e posição exata da moto e o seu comportamento dinâmico. Por sua vez, esta leitura traduz-se na aplicação de vários graus de controlo a sistemas como o Controlo de Tracção e Controlo de Travão-Motor, Controlo de Estabilidade e ABS Fora de Estrada.

Para além dos modos de condução padrão RAIN, STREET, SPORT e OFFROAD, o modo opcional RALLY permite aos condutores ajustar a resposta do acelerador a um ajuste mais agressivo e seleccionar um dos nove níveis diferentes de patinagem da roda traseira. Todas as alterações para se adequarem a qualquer tipo de terreno são apresentadas através da nova instrumentação TFT de 7”, mais fácil de utilizar, que está ligada a uma nova unidade de conectividade. Este ecrã maior oferece menus mais rápidos e convenientes e mostra claramente as direcções de navegação curva a curva indicadas pela aplicação KTM MY RIDE.

A tecnologia KTM RACE ON leva a ignição sem chave a um novo nível de autonomia. Sensores independentes do sistema de monitorização da pressão dos pneus fornecem informações mais detalhadas, e as pinças Brembo de quatro pistões de montagem radial são capazes de proporcionar travagens arrepiantes ou deslizes fantásticos com a roda traseira. O ecrã, as alavancas, os pés e o guiador são ajustáveis para melhorar ainda mais a adaptabilidade da moto aos gostos e necessidades do condutor.

Packs Rally e Tech

Tal como a sua irmã “S” a nova 1290 Super Adventure R beneficia de uma filosofia de pacotes de software opcionais. Enquanto o Pack Rally oferece o modo de pilotagem RALLY, o controlador de travagem motor MTC e a resposta ajustável do acelerador, o Pack Tech tudo-em-um inclui o Quickshifter+, Controlo de Travagem Motor, Controlo de Arranque em Declive, luz de travagem adaptativa e todas as características do Pacote de Rally.

A nova geração da KTM 1290 Super Adventure R estará disponível a partir de Março de 2021 nos concessionários oficiais da KTM em todo o mundo. Para o mercado norte-americano, as primeiras unidades chegarão no Outono de 2021.

PVPR: 19,799 euros.

KTM 1290 SUPER AVENTURA R – DESTAQUES

  • Ergonomia completamente nova para maior agilidade
  • Altura do assento inferior redesenhada
  • Suspensões optimizadas WP XPLOR para viagens longas
  • Distribuição de massa optimizada com depósitos de combustível rebaixados
  • Eletrónica de última geração para um melhor manuseamento
  • Instrumentação TFT nova e intuitiva de 7” com comutadores de guiador redesenhados
  • Novos faróis LED com luzes LED de funcionamento diurno
  • Motor V-Twin revisto [EURO 5] com melhor dissipação de calor
  • Novos pneus Bridgestone específicos para aventuras
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x