Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

KTM ‘arquiva’ o projeto 450 e dá luz verde a um novo motor 690

By on 26 Janeiro, 2023

A KTM confirmou que já não fará as esperadas bicilíndricas 490. Em vez disso, nos planos da marca austríaca está um novo motor 690, derivado do atual LC8 790 para os modelos de gama média, que virá da China, via CFMOTO.

Em dezembro de 2018, foi o próprio ‘boss’ da KTM Stefan Pierer que confirmou o desenvolvimento um novo motor de dois cilindros. O inédito bicilíndrico seria feito em cooperação com a Bajaj, a empresa indiana que há muito tem um relacionamento próximo com a KTM. A cilindrada deste novo motor provavelmente seria de 490cc, servindo os modelos Duke, RC, Adventure, Supermoto e Enduro. Acontece que nada disto vai acontecer, isto porque o Grupo Pierer Mobility AG fez uma mudança de política para o futuro das KTM de gama média.

A KTM confirmou a várias fontes que essas 490 não irão ver a luz do dia. E isso confirma-se no planeamento da marca para 2024, onde a 490 desaparecem para dar lugar a novas 690 ao lado das 790/890 (foto acima). De facto, a próxima geração de motos austríacas de média cilindrada usará una “690” de menos potência do conhecido motor LC8, produzido na China pela CFMOTO, marca com a qual os laços da KTM se estreitam cada vez mais.  

Um milhão de motos KTM 390 Duke já foram produzidas na fábrica indiana de Pune da Bajaj – modelo continuará em produção

Uma mudança de política na gama média que deixa de lado o motor de 490cc fabricado na Bajaj em Pune; com esta unidade a KTM iria lutar com as muitas bicilíndricas de 500cc do mercado, mas sabe-se agora que  os responsáveis austríacos optaram por uma aposta mais segura: o fiável motor LC8 das 790/890 que será desenvolvido numa nova versão de dois cilindros, com menos cilindrada (entre 600 e 700cc) e que, provavelmente, será batizado como 690. Isto mesmo foi confirmado por Stefan Pierer na sua mais recente visita à Índia, descartando a entrada em produção das KTM 490 apanhadas em testes por foto-jornalistas. Com uma potência entre 70 e 80 CV e versões para licença A2, a KTM poderá, em conjunto com a CFMOTO, trazer para o mercado uma naked Duke como rival direta da best-seller MT-07 ou uma Adventure média para enfrentar as mais recentes propostas no mercado.

Uma aproximação obvia à empresa chinesa CFMOTO cujas motos vão passar a ser distribuídas pela KTM na Europa a partir deste ano, da fábrica na China já saem as actuais 790 Duke e Adventure. Nos planos futuros do Grupo Pierer Mobility, foram ainda descobertas algumas GasGas 250 e 800 de estrada… surpreendentes. Veja a imagem abaixo.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments