MBE 2022: MV Agusta Inception, by Officine GP Design

By on 19 Janeiro, 2022

Uma MV Agusta Brutale foi convertida numa scrambler extravagante para ser apresentada na Motor Bike Expo em Verona. A Officine GP Design de Turim criou-a, os  óleos de motor, os produtos e a filosofia da Olitema foram o seu fio condutor.

Os customizadores da Officine GP Design converteram uma MV Agusta Brutale 1000 em nome do fabricante Olitema, empresa italiana especializada na produção de lubrificantes verdes feitos com bases sintéticas de origem natural. Na verdade pouco restou do estilo original da Brutale. Não se pode dizer que seja uma moto bonita, mas é rara e, sem dúvida uma das motos até hoje produzidas mais protetora do ambiente em termos de materiais.

A base de trabalho foi uma MV Agusta Brutale 1000 de 4 cilindros, uma hiper-naked  desportiva com conotação própria bem definida, que evoluiu para um conceito que vai do off-road ao motard, passando pelo conceito scrambler. Na realidade, só pode ser definido pelo que é: uma “motorpiece” com um nome único, Inception.

“A Inception não é apenas uma moto, mas o sinal de algo que não existe… aspectos que podem mudar os nossos hábitos para melhorar nosso próprio futuro”, afirmou  Luca Pozzato, CEO da Officine GP Design. “Com a Inception saímos dos cânones criando uma visão completamente nova e abrindo o portal da dimensão, trazendo o design para formas atuais .”

Do ponto de vista técnico, todo o corpo da moto foi feito à mão em alumínio. Os pneus de estrada abriram espaço para pneus com tacos, montados em aros raiados. A forquilha é invertida, os espelhos são os Stealths da Rizoma, que também forneceu outros componentes.

A maior parte do novo visual scrambler é composta pelo novo corpo de alumínio de design incomum, com o assento montado ao nível de altura do guiador. A integração do condutor é sublinhada pelo novo depósito colocado sob o nível do assento. Este foi feito com couro ecológico Foglizzo, tratado com azeite!

A nova cauda e o forro da caixa de ar são vermelhos e parecem cobertos de veludo. O braço oscilante original foi redesenhado com algumas peças adicionais e à frente encontramos um guarda-lamas do tipo ‘bico de pato’ para melhor proteger nos trilhos de terra e pedra. Os aros raiados da Jonich, cobertos com pneus de piso profundo, também são novos.

O ‘quatro cilindros’ apresenta um novo sistema de escape com um silenciador hidroformado da HP Corse. O metal é prensado num molde à temperatura ambiente por meio de uma emulsão e pressão, o que possibilita o formato curvo do silenciador. Possivelmente a parte mais bonita da conversão.

O óleo de motor verde da Olitema é mais do que apenas uma cor. A Olitmea quer manter a produção de todos os tipos de óleos e plásticos o mais neutro possível em Co² e conta com biopolímeros de plantas. A planta mamona, que gera o óleo de rícino, é um exemplo.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments