Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

MBP C1002V: Fragância italiana do norte da China

By on 29 Novembro, 2022

Revelada no último EICMA de Milão, a MBP C1002V traz um novo perfume ao mundo das cruiser que cheira a Itália, mas à Itália do norte da China… apesar do nome Moto Bologna Passione!

Pode-se questionar sobre as suas performances, as suas qualidades de fabrico, mas o facto é que as novas marcas chinesas são numerosas. É essa a conclusão fácil que se tira do último EICMA em Milão. E, acima de tudo, o que também se percebe é que, em geral, esses novos fabricantes se estruturaram bastante nos últimos tempos. É verdade que têm pouca história face à sua juventude, que ainda não têm um marketing à altura dos principais fabricantes mundiais, mas a verdade estão a crescer no mercado rapidamente. Se a Zontes, VOGE ou CF MOTO não estão no topo das estatísticas de vendas de vários mercados na Europa, a verdade é que beneficiam agora de uma imagem melhor do que há alguns anos. Os fabricantes japoneses não escondem alguma apreensão/preocupação face a esse crescimento.

Tomemos o exemplo da MBP C1002V, uma nova cruiser de visual arrasador. MBP é a marca e poderia de facto pertencer a outra mais conhecida… ou até menos desconhecida para colocar em perspectiva: poderia ser QJ (QianJiang dona da Benelli), mas esta marca MBP também usaria os motores do grupo Keeway… No entanto, a marca MBP foi criada para exportação, já que a abreviatura significa Moto Bologna Passione. E pronto, aqui está como com uma varinha de condão se transforma uma moto chinesa numa cruiser italiana!

Não lhe falta uma silhueta musculada com os códigos do género cruiser-spor bem assimilados. O seu motor é um V-twin de 997 cc, capaz de debitar 95 cv a 7.600 rpm de potência e 9,6 Nm a 6.500 rpm de binário, tratando-se de uma unidade que do ponto de vista técnico pode passar no Euro5 sem problemas.

Além disso esta moto possui um pacote eletrónico capaz e uma ciclística bem equipada. Em teoria, não está nada longe da produção japonesa ou europeia. Mas é um facto que os entusiastas do universo custom não compram apenas uma silhueta ou uma ficha técnica, mas também uma história, a herança de uma linha de motos rica num passado que lhe assegura a legitimidade e a certeza de um futuro sólido. Desse ponto de vista, a nova cruiser ainda tem muito trabalho para se impor no mercado, apesar do apelido italiano Moto Bologna Passione.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments