Mercado e Covid: “Estamos otimistas, as duas rodas no transporte podem reduzir riscos”

By on 6 Novembro, 2020

Desde o início do ano, o mercado de duas rodas tem visto um ligeiro declínio na Europa, mas a pandemia pode ser uma oportunidade de redenção: “A crise mostrou que o excesso de dependência do transporte público pode criar vulnerabilidades nas cidades”, diz Antonio Perlot, secretário-geral da ACEM, Associação Europeia da Indústria de Motociclos.

Entre janeiro e setembro de 2020, os registos de novos motociclos nos cinco maiores mercados europeus – França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido – atingiram 708.503 unidades, uma queda de -3,3% em relação aos nove primeiros meses de 2019. No entanto, a tendência atual do mercado europeu de motos está a melhorar em relação aos primeiros seis meses do ano, quando os registos de novos motociclos caíram 17% devido à pandemia.

Por outro lado, a tendência dos ciclomotores é excelente, que de janeiro a setembro de 2020 já vendeu 205.668 unidades nos mercados europeus onde são mais fortes – Itália, Holanda, Espanha, França, Alemanha e Bélgica. Em comparação com o mesmo período de 2019, o registo é positivo: +6,4%.

COMEÇA A RECUPERAÇÃO PÓS-COVID

“Os dados de veículos novos matriculados nos primeiros nove meses do ano demonstram que o setor está lentamente a começar a recuperar dos meses muito difíceis de março e abril de 2020 que submeteram o setor a um stress financeiro sem precedentes” – comentou Antonio Perlot, secretário-geral da ACEM, Associação Europeia da Indústria de Motos. A situação continua delicada e a incerteza criada pela epidemia COVID-19 ainda não acabou.

“Dito isto, há razões para estarmos otimistas” – continua Perlot. A recente decisão das instituições da UE de prorrogar o prazo para a venda dos modelos Euro 4 até 31 de Dezembro de 2021, certamente ajudará a indústria de motociclos a lidar melhor com esta crise. Além disso, a crise do COVID-19 cria oportunidades para os formuladores de políticas repensarem a política de transporte local.

“A crise mostrou claramente que o excesso de dependência do transporte público pode criar vulnerabilidades nos sistemas de transporte urbano. Uma abordagem melhor preferível seria encontrar um equilíbrio entre os diferentes modos de transporte. Uma melhor integração das duas rodas no mix de transporte, por exemplo, pode reduzir os riscos atuais de operação em larga velocidade das redes de transporte público.”

As motos mais vendidas na Europa em Outubro de 2020

Benelli TRK 502, Benelli BN 125, Yamaha Tracer 700, Yamaha Ténéré 700, BMW R 1250 GS, Honda CRF 1100 L Africa Twin

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x