Museu Ducati reabre com exposição dedicada a Troy Bayliss

By on 3 Junho, 2021

O Museu Ducati inaugura uma nova exposição temporária: “Troy Story: The Legend of a Champion”. A exposição irá estar patente até 19 de setembro e, entre os dias 1 e 4 de julho, as motos serão exibidas no Motor Valley Fest 2021 em Modena

O Museu Ducati reabriu finalmente ao público às sextas-feiras, sábados e domingos. Uma semana após terem sido retomadas as visitas para o público, a Ducati inaugura uma exposição temporária “Troy Story: The Legend of a Champion” dedicada a Troy Bayliss, três vezes Campeão Mundial de Superbike com a Ducati.

É precisamente para celebrar o 20º aniversário do primeiro título mundial no campeonato de Superbike em 2001, que a Ducati colocou de pé uma exposição temporária no Museu Ducati. A data de 21 de maio a reabertura do Museu Ducati não foi escolhida por acaso.

Foi a 21 de maio de 2000 que um piloto ainda virtualmente desconhecido, Troy Bayliss, alcançou um feito que, de um dia para o outro o tornou numa lenda do motociclismo para muitos fãs da Ducati e das Superbike: a sua espantosa ultrapassagem no circuito de Monza. Nesse dia, participava na corrida como piloto substituto de Carl Fogarty, que se tinha lesionado em Phillip Island e, após este feito épico, a Ducati decidiu deixá-lo terminar o campeonato na 996R de fábrica. 

Troy Bayliss terminou em sexto (243 pontos, 2 vitórias e 7 pódios) o campeonato, mas conquistou o seu lugar como piloto oficial na equipa Ducati Infostrada. Em 2001 venceu o seu primeiro título de WSBK subindo ao pódio 15 vezes!

Todos os que visitem o Museu terão a oportunidade de admirar as motos com as quais o campeão australiano escreveu alguns dos mais espantosos capítulos na história das competições de motos. Para todos aqueles que ainda não podem ir ao Museu Ducati, um estudo profundo dedicado à carreira de Troy Bayliss está planeado para a “Ducati Museum Online Journey”, as visitas online do Museu Ducati que permitem revisitar a história da marca através de um PC, tablet ou Smart TV.

BAYLISS A RECUPERAR DO ACIDENTE DE BICICLETA

A inauguração da exposição temporária em honra de Troy Bayliss, foi também um modo da marca de Bolonha desejar ao campeão australiano uma pronta recuperação do seu acidente de bicicleta que teve no passado dia 14 de maio, que o deixou com uma vértebra C4 fracturada e danos espinais correspondentes. Não tendo nenhuma recordação exacta do incidente, parece que outra bicicleta estava a sair de entre dois carros estacionados bateu de frente com o tricampeão do mundo australiano. A maior parte do impacto foi transferida através da sua cabeça para o pescoço, Bayliss perdeu a consciência e foi imediatamente tratado e levado para o hospital.

Embora os ferimentos sejam graves, o estado de Troy Bayliss é estável:Estou bem e estou em casa, mas o acidente significa que não vou andar de moto até recuperar o movimento total nos meus braços e mãos”, disse Bayliss já a recuperar do acidente na sua casa de Gold Coast. 

As motos de Bayliss

  • 996 Factory 2000 – a sua estreia com a Ducati no World SBK e usada em Monza na famosa quadrupla ultrapassagem.
  • 996 Factory 2001 Testastretta – o seu primeiro título mundial, com a decoração usada em Imola em 2001.
  • 998 Factory Testastretta 2002 – protagonista de um duelo de cortar a respiração com Edwards em Imola.
  • 999 Factory 2006 “Superman” – a 250ª vitória da Ducati em SBK, e o segundo título de Troy Bayliss.
  • 999 Factory 2007 – usada no photo-finish contra James Toseland em Assen.
  • 1098 R Factory 2008 – o seu último título, assegurado em Magny-Cours.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x