MV Agusta: Documentário “Nas Asas da Lenda”, 75º Aniversário

By on 6 Junho, 2021

A MV Agusta celebra o seu 75º aniversário convidando 8 testemunhos-extraordinários a contar o seu próprio legado, num fascinante filme documentário.

A MV Agusta Motor S.p.A. anuncia o lançamento de um documentário de 50 minutos para celebrar o seu 75º aniversário. O filme é um documentário de bastidores, um relato convincente do que a marca italiana representa hoje em dia e alcançou ao longo de mais de sete décadas, aos olhos de 8 testemunhos-extraordinários que cruzaram de alguma forma significativa o caminho da icónica marca de Schiranna. O enredo também se desenvolve segundo duas outras linhas: a própria narrativa da empresa e uma emocionante introdução à última geração de motos MV Agusta, com um forte enfoque no futuro da marca.

O título do filme, “Você vê uma moto”, expressa a ideia de que, para além da realidade inquestionável do objecto, cada um de nós vê, nessa mesma moto, algo de diferente. As personagens do filme partilham a sua própria visão íntima, oferecendo sempre uma nova e inesperada perspectiva sobre a MV Agusta.

O mecanismo narrativo é revelado logo a partir das linhas iniciais: “Uma moto nunca é apenas uma moto. Pensa-se que se está apenas a olhar para a superfície, e já se está a olhar para trás. Muitos significados ganham vida diante dos seus olhos, quando vê uma moto”. O espectador é assim levado para o universo fascinante das personagens, que partilham algumas anedotas muito pessoais sobre a sua relação com a marca e o motociclismo em geral, cruzadas com os interiores da MV Agusta que contam a história do ponto de vista da empresa, enquanto assistimos também ao nascimento dos últimos modelos icónicos da marca.

Dirigida por Andrea Manenti e produzida pela Addiction-PianoB, Vê-se que uma moto foi atingida entre 2020 e 2021, no meio da pandemia, com todas as dificuldades técnicas que a situação acarretava. No entanto, o resultado é um relato pungente, não convencional e cativante do passado, presente e futuro do fabricante de motociclos mais icónico do mundo. 

O documentário foi filmado em diferentes lugares, no Norte de Itália, Austrália e Califórnia, e o elenco incluído: Horacio Pagani, fundador e designer chefe da Pagani Automobili; o designer e fabricante de motos Roland Sands; Ottavio Missoni, empresário da moda; o acrobata Thibaut Nogues; o fotógrafo de MotoGP Gigi Soldano; a lenda do motociclismo Giacomo Agostini, o piloto de corrida Virginio Ferrari e o famoso DJ e produtor Carl Cox. Do lado da MV Agusta: CEO Timur Sardarov e membro da direcção Ratmir Sardarov; o director de I&D Brian Gillen, o director de marketing Filippo Bassoli e a directora de marca Marta Trezzi.

A escolha das personagens não foi casual, cada um e todos estes indivíduos são universalmente reconhecidos num campo que também pertence ao ADN da MV Agusta; design, estilo de vida, excelência industrial e corridas. Estas pessoas fora do comum também foram capazes de criar um forte sentimento de pertença a um ideal, tal como a comunidade de MV, ou melhor, a tribo.

O filme também mostra como os designers de videojogos da Milestone, criadores de alguns dos títulos de corrida mais bem sucedidos do mundo, têm assimilado e incorporado modelos de MV Agusta no seu videojogo RIDE. Embora a gamificação represente a consagração final para qualquer produto ou marca, é também uma forma muito eficaz de alcançar as novas gerações, parte dos objectivos estratégicos de MV Agusta para o futuro.

Timur Sardarov, CEO da MV Agusta Motors S.p.A., comentou:

Gostei imediatamente deste projecto em particular pela sua abordagem diferente. Não podia estar mais longe da habitual e banal celebração corporativa do passado. Este filme é dinâmico, está vivo e fresco, é sobre o nosso presente, é sobre os nossos produtos serem vanguardistas e virados para o futuro, é sobre o nosso entusiasmo e a nossa confiança no futuro. Também, e com razão, saúda a nossa gloriosa herança e o legado daqueles que fizeram de MV Agusta uma lenda, mas também oferece uma visão privilegiada sobre como estamos hoje e o que representamos. Barramos realmente a nossa alma como um presente a todos os fãs de MV Agusta em todo o mundo, e exploramos as diferentes facetas do nosso mundo e os valores fundamentais que nos definem, com a ajuda de personalidades externas que são campeãs desses mesmos valores nos seus próprios campos. Penso que o filme também é agradável do ponto de vista artístico, e estou confiante que será apreciado através de gerações, tanto de motociclistas como não motociclistas”.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x