A Nova Ducati V-4 Desmosedici Stradale – 210CV às 13.000rpm

By on 11 Setembro, 2017

Depois de décadas persistindo na utilização de motores V-Twin ou L-Twin ( como muitos os definem ) a Ducati finalmente decidiu evoluir para um motor de 4 cilindros na sua topo de gama Stradale. A sua experiência de 14 anos em MotoGP e a utilização de motores Desmosedici são garantia suficiente para que em Novembro venhamos a conhecer a Ducati mais sofisticada e extraordinária de sempre.

Tal como anunciado a nova Desmosedici Stradale irá utilizar tecnologia Desmodromic que irá, de acordo com a própria Ducati, dotar a sua nova moto de um motor de 4 colindros em L a 90º de 1.103cc e com uma potência acima dos 210CV às 13.000rpm.

O novo motor tem uma particularidade interessante e que fará com que soe como nenhum outro. Os tempos de ingição dos 4 cilindros estão distribuídos na seguinte sequência 0º – 90º – 290º – 380º, ou seja existe um intervalo de 200º entre o último cilindro de um dos lados e o primeiro do lado oposto enquanto que os cilindros do mesmo lado o intervalo de ignição é de apenas 90º.

Para além da particularidade anterior a Ducati dotou o seu novo V4 da mesma tecnologia já vista na Honda NC700 e nos recentes modelos de Africa Twin em termos de equilibrio do seu motor com cambota de rotação inversa que proporciona maior souplesse e eficiência mecânica do seu motor atingindo com facilidade a rotação máxima de 14.000rpm.

Em termos de alimentação a Desmosedici Stradale é a primeira Ducati a introduzir entrada variável de ar através de janelas ovais que aumentam ou reduzem o fluxo de ar dependendo da rotação.

O motor de 1.103 cc coloca a nova Desmosedici fora dos limites estipulados para as Superbikes mas estamos certos que será fácil reduzir a cilindrada do V4 para os 1000cc e manter a presença das Ducatis no Campeonato do Mundo de Superbikes.

Para conhecermos totalmente a nova arma da Ducati teremos que esperar pela sua apresentação em Novembro no Salão de Milão. A avaliar pela sofisticação do motor e o “turning point” que significa o lançamento de uma Ducati de série com motor de 4 cilindros estamos certos que será algo de extraordinário e um novo marco na história da marca italiana.

 

 

 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x