Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Desportiva CFMOTO com 1000cc e mais de 200 CV!

By on 27 Janeiro, 2023

A CFMOTO está a ir cada vez mais longe nas suas intenções expansionistas. O fabricante chinês que tem estreitos laços com a KTM e o estúdio de design Kiska, tem em projeto uma Superbike com 1000cc e potência superior a 200 cv, movida por um motor V4 desenvolvido na China.

A CFMOTO está claramente cansada de se contentar com o estatuto de fabricante de pequenas e médias motos. Os chineses não são os primeiros a trabalhar na expansão da gama de modelos, e estão a fazê-lo em duas direções ao mesmo tempo: a introduzir motores de maior cilindrada e a desenvolver modelos de novas categorias.

O resultado é óbvio: as fábricas da CFMOTO lançaram a produção da 1250 TR-G ‘luxury tourer’, da 800 MT Touring, da desportiva 450SR e da naked 800NK. Agora, a empresa chinesa está de olho na classe de motos desportivas de “litro”. Mais uma vez, como é o caso de vários novos modelos, uma parceria de longa data com a KTM impulsiona a transição.

O facto é que, apesar da estreia no Campeonato do Mundo na classe Moto3 e a presença de “desportivas” de pequena capacidade na gama de modelos, os chineses ainda não têm experiência na criação de verdadeiras motos desportivas “adultas”. Mas de acordo com os dados do pedido de uma nova patente, a CFMOTO vai entrar em força nas motos maiores.

A nova desportiva será equipada com um motor V4 com cilindrada de 1000 cc. cm com uma curvatura de 75 graus. A potência máxima declarada é de 150 kW, ou seja, 204 cv! Mas porquê um V4 inclinado a 75 graus? Ao que contas, o motor desta impressionante CFMOTO é baseado no motor da equipa Red Bull KTM que competiu no MotoGP antes da temporada de 2017. Corresponde totalmente ao motor “laranja” em termos de arquitetura e vários recursos de design. De realçar, o facto de, atualmente, não existirem motos com este motor na gama de modelos da KTM.

Facto curioso é que este pedido de patente da CFMOTO foi registado em junho de 2022 e só agora chegou aos media.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments