O primeiro veículo ciber-seguro do mundo é uma moto de fabrico europeu

By on 10 Janeiro, 2022

Pela primeira vez na história, um veículo passou o teste que garante o seu estatuto de “veículo cibernético”. Trata-se da moto eléctrica NUUK Cargopro, a primeira do mundo que evita ciber-ataques!

Esta moto obteve esta acreditação após passar no Teste EUROCYBCAR, de acordo com os requisitos da norma UNECE/R155 e de acordo com o procedimento e metodologia ESTP -EUROCYBCAR Standard Test Protocol – desenvolvido pela EUROCYBCAR – uma empresa de base tecnológica estabelecida em Vitoria-Gasteiz, Espanha, que identifica, avalia e previne riscos que afectam a segurança cibernética dos veículos, sistemas de gestão de frotas e infra-estruturas de telecomunicações, de acordo com os regulamentos em vigor.

Neste cenário, a empresa basca NUUK Mobility Solutions (NMS) – que desenvolve e comercializa veículos eléctricos ligeiros inteligentes – torna-se a primeira empresa do mundo a oferecer um dos seus modelos de motos eléctricas com certificado de segurança cibernética de veículos, de acordo com a nova regulamentação europeia de segurança cibernética. Após passar no teste de cibersegurança EUROCYBCAR, a AENOR irá auditar a conformidade e subsequentemente emitir um certificado que será válido por três anos.

Os veículos que passarem no Teste EUROCYBCAR e obtiverem o certificado demonstram que implementam meios eficazes para minimizar o risco de um ciberataque contra a privacidade e a vida das pessoas a bordo, bem como a integridade dos sistemas do veículo.

Pode perguntar porque falamos nisto?  

Actualmente, os veículos nas nossas estradas estão equipados com um mínimo de tecnologias – Bluetooth, GPS, Airbag, chamada de emergência eCall em caso de acidente, chave de controlo remoto e mesmo uma aplicação que permite controlar os dados e funções do veículo a partir de um dispositivo móvel – e, se não estiverem ciber-seguras, são susceptíveis de serem roubados ou manipulados remotamente – assumindo o controlo da direcção ou dos travões – por alguém com intenção de prejudicar, pondo em risco a vida das pessoas a bordo; roubando as informações pessoais do condutor – contactos telefónicos e mensagens, localização, fotografias, rota a ser tirada. .. -. E tudo isto, com o objectivo de espiar, chantagear, guiar o utilizador para um destino perigoso… e, em última análise, atentar contra a sua própria vida.

A EUROCYBCAR criou o primeiro teste no mundo que mede e avalia o nível de cibersegurança de um veículo, utilizando a metodologia ESTP e de acordo com os requisitos da UNECE/R155. Este regulamento entrou em vigor em Janeiro de 2021 e exige que os automóveis, autocarros, camiões, carrinhas, reboques e autocaravanas homologados – a partir de Julho de 2022- e comercializados – a partir de Julho de 2024- na União Europeia e países aderentes ao regulamento, tais como Japão, Coreia do Sul, Rússia, Austrália ou África do Sul, devem ser ciber-seguros.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments