Piaggio 1: Gira, moderna e urbana!

By on 18 Setembro, 2021

Com a Piaggio 1, os italianos estão a lançar uma nova e acessível scooter eléctrica para o mercado, um novo modelo que será lançado na Europa em outubro de 2021.

O fabricante de Pontedera já dispõe de uma e-scooter no mercado sob a forma da Vespa Elettrica. No entanto, com preços a partir de 6,637 euros não é uma oferta muito barata, mas com a anunciada Piaggio One, criou-se um conceito completamente diferente, o de uma scooter eléctrica muito mais acessível no momento de compra e que pode vir a nem chegar aos 3000 euros!

Tudo começou na primavera de 2021, quando a Piaggio anunciou a sua chegada ao segmento de scooters elétricas na China , apresentando a Piaggio One no Salão Automóvel de Pequim . Poucos meses depois, o grupo italiano confirmaria a chegada de sua e-scooter mais acessível ao velho continente, mas aqui designada como Piaggio 1. E aqui está ela!

Leve e compacta, a Piaggio 1 foi projetada para lidar com grandes centros urbanos e jovens condutores de scooters, focando-se na acessibilidade e no seu design moderno em vez de puro desempenho extremo.  Esta e-scooter, é movimentada por um motor elétrico localizado na roda traseira  e estará disponível em três variantes em termos de autonomia, velocidade e tempos de carregamento.  

Piaggio 1:  A versão básica para 45 km/h

O modelo básico, a Piaggio 1, vem equipada com um motor de 1,2 kW, que fornece 85 Nm de torque e permite atingir uma velocidade máxima de 45 km/h. Vem equipada com uma bateria de lítio removível de 1,4 kWh permitindo atingir 55 km de autonomia no modo ECO e 48 km no modo Sport.

Piaggio 1+: Uma versão com maior autonomia

Também encontramos o 1+ que se baseia no mesmo motor, mas ligado a uma bateria removível de 2,3 kWh, o que permite que o alcance seja aumentado entre 68 e 100 km dependendo do modo de potência. A Piaggio estima seis horas para um carregamento completo.

Piaggio 1 Active:  a versão ‘125’

Existe ainda uma terceira variante, a 1 Active que representa a versão ‘125’ da scooter elétrica Piaggio, com um motor a fornecer 2 kW de potência nominal (3 kW de pico) e 90 Nm de binário. A velocidade máxima está limitada a 60 km/h. Possui ainda a bateria 1+ com 85 km de autonomia no modo ECO e 66 km no Sport. Também é fornecida com uma bateria de lítio amovível de 2,3 kWh e deve proporcionar um alcance de 85 quilómetros, ou 66 quilómetros em modo Sport.

Baixa de assento e com espaço para um jet

Em todas as versões, a Piaggio 1 caracteriza-se por uma altura baixa do assento de 770 mm, rodas de 10 polegadas, um compartimento de armazenamento debaixo do assento com espaço para um capacete jet, baterias removíveis com correia, um espaço amplo para as pernas, incluindo gancho de bolsa e tomada USB no escudo de proteção.

O arranque é feito sem chave por controlo remoto e com o premir de um botão. No painel de informações, o mostrador LCD de 5,5 polegadas fornece informações sobre velocidade, consumo de energia, recuperação de energia, estado de carregamento, alcance, tempo de viagem, quilómetros totais e diários. Está ainda equipado com um sensor de luz para que fique mais brilhante ou mais escuro, dependendo da incidência de luz.

Menos de 100 kg e com marcha-atrás

Embora a Piaggio 1 seja tudo menos pesada, foi-lhe atribuida uma marcha atrás. A Piaggio 1 e 1+ pesam 75 quilos sem bateria. A Paggio 1 adiciona 10 quilos para a bateria de 1,4 kWh, a 1+ adiciona 15 quilos para a bateria de 2,3 kWh. A Piaggio 1 Active pesa 79 quilos mais 15 quilos para a bateria.

No que respeita à estrutura, a 1 emprega o típico braço dianteiro da Piaggio e duas escoras de mola na traseira. A desaceleração é proporcionada por um sistema de travagem combinado (CBS), que utiliza um disco de travão de 175 mm à frente e atrás.

A Piaggio 1 deverá estar disponível a partir de Outubro de 2021 e vem em cinzento, branco, preto, laranja, azul e verde. A característica distintiva da Piaggio 1 Active é a existência de riscas decorativas vermelhas no braço oscilante traseiro.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments