Robo Systems Ultra Bike 2×2: Uma moto elétrica anfibia

By on 27 Maio, 2022

Com tração total e uma autonomia de 60 km, a Ultra Bike é uma máquina literalmente “todo-o-terreno”, capaz de atravessar os terrenos mais inóspitos, como rios, lama e neve. É a resposta americana à Taurus 2×2, criada há alguns anos por uma empresa russa.

Depois de imaginar uma cadeira de rodas elétrica todo-o-terreno, a start-up Robo Systems lançou-se no domínio das motos elétrica todo-o-terreno com a sua Ultra Bike 2×2.

A Ultra Bike não é, no entanto, uma moto para uso desportivo fora-de-estrada como o mercado já considera. É muito mais uma utilitária robusta, capaz de evoluir em qualquer terreno e até na água! Destacando-se pela sua extraordinária leveza, a 2X2 Ultra Bike tem tração às duas rodas e um motor em cada extremidade. Estes últimos permanecem modestos, pois cada um desenvolve uma potência nominal de 1 kW e um máximo de 2 kW. A velocidade máxima anunciada é de 50 km/h.

Os dois pequenos motores elétricos são alimentados por uma grande bateria de células LiFePo4 à prova d’água, permitindo até 60 km de autonomia. Dado curioso, o gerador a gasolina de 800 W que permite recarregar a bateria, desde que tenha combustível disponível. A outra particularidade da máquina são as suas rodas em balão. Em vez dos pneus rígidos existem enormes pneus de baixa pressão que permitem que a Ultra Bike 2×2 evolua nos terrenos mais macios, seja em pó ou em lama líquida. Os aros de alumínio também permitem armazenar até 10 litros de combustível em cada roda.

A cereja no topo do bolo é um sistema de almofadas de ar laterais foi desenvolvido para permitir o movimento na água. Deve-se dizer que, apesar de sua aparência desajeitada, esta moto pesa apenas 60 kg.

A Robo Systems acaba de lançar uma campanha para colocar à venda a 2X2 Ultra Bike. Neste momento, a moto é vendida a partir de  um valor muito baixo (1.675€), embora o valor com todo o equipamento vá subir aos 2.800€. A produção começará em junho e os primeiros modelos devem ser entregues em outubro de 2022.

MAIS INFORMAÇÕES AQUI

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments