Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Scoop: Ninja E1 é o nome da desportiva elétrica de Akashi para 2023

By on 15 Julho, 2022

Há rumores de que a moto desportiva elétrica da Kawasaki está em fase de conclusão, o que a confirmar-se representaria um avanço significativo da marca de Akashi sobre os seus concorrentes do país do Sol Nascente.

De acordo com a publicação japonesa Autoby, a nova desportiva elétrica será lançada em 2023 e nomeada com a designação Ninja E1. Será uma versão de produção do “Projeto EV” que a Kawasaki lançou no salão de Milão de 2019, então ainda como um protótipo.

A foto que vê acima, é precisamente o veículo exibido nessa altura no EICMA, quando a marca japonesa anunciou uma política para introduzir 10 modelos elétricos nos próximos 2-3 anos. Entretanto, a marca ‘verde’ tem vindo a realizar testes reais de pista no circuito de Autopolis, adquirindo o know-how nesessário para o modelo de produção, tudo isto no mais absoluto secretismo.

O que se sabe é que a Ninja E1 deverá apresentar uma potência nominal próxima dos 10 kW, portanto com um desempenho aproximado da Ninja 400 com motor de combustão, ainda assim distante dos 15 kW da maxi-scooter BMW CE04 elétrica.

A Ninja E1 tem no entanto uma transmissão de 4 velocidades, algo raro em motos elétrica de alta capacidade, contando ainda com um sistema de travagem regenerativa – que vai recuperar energia ao pressionar-se a manete correspondente do lado esquerdo.

A autonomia estimada está por enquanto limitada a 100 quilómetros, sendo as baterias compatíveis com carga rápida e carga normal de 100-240V, não sendo ainda fornecidos pormenores dos tempos de carregamento.  O peso anunciado 219 kg é sem dúvida um valor interessante, no entanto ainda faltam muitos dados para se tirarem conclusões mais aprofundadas sobre esta moto com o peso de uma 250cc e a potência de uma 400.

Ficamos à espera de próximos desenvolvimentos, mas para já é um passo em frente da marca de Akashi na mobilidade elétrica, ainda que na sombra dos avanços já tomados por marcas europeias como a Energica, Ducati e Triumph.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments