Tudo que ajude carros a não fazer manobras impensadas é bom para as motos
O mercado de sistemas de alerta de saída de faixa para automóveis está em crescimento, notavelmente na região Ásia-Pacífico, onde grande parte dos automóveis vendidos na Europa são fabricados.
As tecnologias de assistência ao condutor estão a tornar-se fundamentais para melhorar a segurança rodoviária na região Ásia-Pacífico (APAC), com os sistemas de alerta de saída de faixa (LDWS, na sigla em inglês) a emergir como uma das inovações de maior impacto.
Estes sistemas — que utilizam sensores como câmaras, radares ou LiDAR — alertam os condutores quando os seus veículos saem da faixa, reduzindo assim o risco de acidentes, especialmente contra motos.

Neste contexto, o mercado de LDWS automóveis na região APAC deverá crescer a uma taxa de crescimento anual de 1,0% entre 2025 e 2030, de acordo com a GlobalData, empresa líder em dados e análise.
O mais recente relatório da GlobalData, “Visão Geral e Previsão do Setor Global: Sensores – 3º Trimestre de 2025”, revela que o mercado de LDWS (Sistemas de Alerta de Colisão Direta) automóvel na região da Ásia-Pacífico está estimado em 11,4 milhões de unidades em 2025 e deverá atingir 12 milhões de unidades até 2030.

Madhuchhanda Palit, analista automóvel da GlobalData, comenta: “Os programas de classificação de segurança estão a revelar-se cruciais, criando incentivos mensuráveis para a adoção de LDWS. Os veículos equipados com LDWS tendem a obter pontuações mais elevadas, aumentando o seu apelo junto dos compradores. Os fabricantes estão cada vez mais conscientes de que o desempenho nos testes de colisão e nas avaliações de assistência ao condutor pode influenciar fortemente a imagem da marca e as vendas.”
“À medida que as economias do Sudeste Asiático, China, Índia, Coreia do Sul e Japão continuam a produzir mais automóveis, os fabricantes de automóveis estão a integrar o LDWS e tecnologias de segurança ativa semelhantes como itens de série ou quase de série. Com as notícias sobre mortes no trânsito e congestionamentos a ganharem destaque, os consumidores na região da Ásia-Pacífico estão a tornar-se mais conscientes da segurança, o que impulsiona a procura por veículos que oferecem proteção avançada.”
“À medida que as entidades reguladoras reforçam as normas de segurança o LDWS deixará de ser um “desejável” para se tornar um “item essencial”.
Com a redução dos custos dos componentes, a integração torna-se mais fácil, permitindo que o LDWS seja agrupado com outros sistemas de assistência ao condutor e se torne padrão em mais modelos — até mesmo nos de menor custo.”
Boas notícias para as motos, dos segmentos mais vulneráveis a erros doutros utentes.













