Valeo revela a primeira moto elétrica no CES 2022

By on 12 Janeiro, 2022

A multinacional francesa entra no mercado de motos elétricas com um motor equivalente a uma convencional 125 cc. O seu objetivo é entrar no muito apetecível mercado asiático.

No CES 2022 de Las Vegas, certame internacional dedicada aos mais recentes e inovadores produtos eletrónicos, a Valeo mostrou várias propostas sob o tema ‘revolução na mobilidade’, entre as quais esta primeira moto elétrica.

O protótipo apresentado no Estados Unidos destaca-se pelo motor compacto e leve, com apenas 17 kg, incluindo a transmissão e componentes eletrónicos. Trata-se de um propulsor elétrico de 48 Volts, arrefecido por ar e controlado por um software sofisticado. A unidade de 6 kW (8 cv) é a mesma já usada pelo simpático Citroën Ami (um elétrico de dois lugares para o qual não é preciso carta), podendo em aceleração máxima alcançar a potência máxima de 12 kW ou 16 cavalos.

Na moto em si mesma não houve muito trabalho, uma vez que é utilizada a mesma base ciclística da bem sucedida Super Soco TC Max. Nessa estrutura a Valeo aplicou este motor, sendo depois pintada exteriormente na típica cor verde elétrica da Valeo. Num comunicado oficial, a empresa francesa assegura que “ mais de 90% da potência gerada pelo motor elétrico Valeo chega à roda traseira, enquanto num motor de combustão interna esse valor é de apenas um terço ”.

O objetivo imediato da empresa francesa será comercializar a Valeo 48V como um veículo confiável e económico, ideal para mercados como o Sudeste Asiático. Como é sabido, nessas regiões grande parte da população desloca-se de scooter e motociclos com pequenos motores, mas é um mercado exponencial e apetecível… tendo em conta que só na Indonésia em 2020 se vendram 3,66 milhões de motos e scooters! A Valeo espera contribuir na luta contra a poluição, especialmente nas cidades mais populosas da região.

A importância da moto elétrica fica evidente cada vez mais, quando uma empresa como a Valeo, uma das maiores multinacionais do sector de componentes e acessórios do mundo automóvel, decide apostar neste segmento.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments