Yamaha R1 “Réplica Piro” – No Estoril a moto tributo a Fabrizio Pirovano

By on 16 Outubro, 2020

POR OCASIÃO DA ÚLTIMA RONDA DO CAMPEONATO DO MUNDO DE SBK, A CASA DE IWATA PRESTA HOMENAGEM AO INESQUECÍVEL “PIRO” COM UMA R1 COM GRÁFICOS DA YZF 750 COM A QUAL VENCEU NO ESTORIL EM 1993. A MOTO IRÁ A LEILÃO E OS LUCROS SERÃO DOADOS PARA PESQUISA SOBRE O CANCRO.

Há 27 anos, o circuito Estoril foi palco da última ronda da temporada de Superbike, prova onde Fabrizio Pirovano, piloto da Yamaha YZF 750 R, conquistou sua décima e última vitória no WorldSBK, numa corrida que decorreu depois de uma noite de chuva forte e que foi muito disputada até final. Para celebrar essa ocasião, uma réplica especial da moto de Pirovano irá para a pista no próximo domingo, para uma volta de tributo ao lendário piloto italiano.

“PIRO REPLICA”, UMA R1 COM CORES HISTÓRICAS

A Réplica Piro, baseada na Yamaha R1 de 2020, foi criada pela Yamaha Motor Europe e é embelezada com as famosas cores brancas e rosa da Yamaha YZF 750 SP #5 que Pirovano levou à vitória no Circuito do Estoril em 1993. O ex-campeão mundial de Grandes Prémios e piloto das SBK Alessandro Gramigni, amigo pessoal de Fabrizio, vai conduzir a #5 R1 numa volta de tributo por ocasião da Corrida 2 de Superbike no Estoril.

EM LEILÃO PARA PESQUISA SOBRE O CANCRO

Após a corrida, a R1 ‘Réplica Piro’ será leiloada online e todos os lucros serão para a instituição de pesquisa sobre o cancro, Fondazione Oncologia Niguarda Onlus, que a família de Pirovano sustém desde a morte de Fabrizio. Natural de Biassono, Lombardia, Fabrizio Pirovano foi um frequentador assíduo dos pódios nos seus primeiros anos de SBK, terminou em segundo lugar o primeiro campeonato de 1988 com a Yamaha.

Com nove vitórias no Mundial de SBK, a décima e última vitória foi obtida na última ronda da temporada de 1993 da SBK no Estoril. Com a pista ainda húmida da chuva que caiu intensamente durante a noite, o então piloto de 33 anos, que havia se classificado em terceiro e no meio da primeira fila, caiu nas primeiras voltas, mas lutou até a disputa pela liderança nas voltas seguintes.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments