Yamaha: Uma nova luz ao fundo do tunel na ‘família’ YZF

By on 31 Março, 2021

A empresa baseada em Iwata, apresentou pedidos de registo no Japão para vários modelos, da R1 da R9, a par de outros nomes como R15, R20 e R25. O que isto significa?

A nova Yamaha YZF-R7 para 2022 não é apenas um rumor, como já vos tínhamos dito. O que não sabemos é como a nova R7 será desenvolvida. Uma pista sobre o motor, porém, chega-nos da documentação divulgada aos organismos norte-americanos, onde lemos que as emissões são as mesmas da MT-07. E isto é uma pista importante, dando-nos praticamente a confirmação que o motor a ser montado na R7 será o CP2 de 690cc da naked mais vendida no mercado, com uma potência máxima de 73,4 cv / 54 kW a 9000 rpm e já aprovado para Euro 5. Mas a “R7” não parece ser a única novidade no horizonte das desportivas da Yamaha.

Como a Motorcycle.com relatou, a Yamaha apresentou novos pedidos no Japão para vários modelos, sugerindo uma gama completa da saga YZF, desde a R1 à R9 (esta última equipada com um motor CP3) às YZF-R15, YZF-R20 e YZF-R25. A acontecer isto, trata-se de uma autêntica revolução no segmento das motos desportivas, mas também resta saber quantos destes modelos vão chegar à Europa, porque uma coisa é a homologação e outra a estratégia de mercado de cada marca, modelos, cores, preços… ou mesmo se um projeto avança para o desenvolvimento, e depois para a produção. 

Certo, certo é que esta informação sugere claramente que novos modelos parecem vir caminho do lado da Yamaha, pois como diz o ditado… ‘não há fumo sem fogo’. Alguns destes nomes, certamente se destinarão ao emergente mercado asiático, mas alguns podem vir para a gama de desportiva do fabricante para a Europa, até porque com o fim da Yamaha R6 passou a haver um vazio por preencher.  No entanto, também é justo questionarmos se este novo direcionamento (provável mas por confirmar) fará algum sentido quando toda a gama de desportivas de alto rendimento está a ir numa direcção diferente? Muitas perguntas por responder, ainda! 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x