Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Como evitar a fadiga a viajar de moto

By on 28 Março, 2023

Numa viagem de moto, devemos tentar evitar a fadiga, o cansaço e manter-nos hidratados. Vamos rever algumas dicas e recomendações importantes para a viagem ser o mais agradável possível e em segurança.

Só quem nunca fez viagens longas de moto não o sentiu. Passar bastante tempo sobre a moto, provoca perda de força nos braços e pulsos, as mãos podem começar a ficar dormentes, a pressão no pescoço e costas aumenta e as cãibras musculares aparecem. Também a exposição aos elementos, calor, frio, chuva, vento, etc, contribuem para este desconforto. A perda de concentração acentua-se. O foco na condução é reduzido e a segurança fica comprometida. Está na hora de parar e descansar!

Se levarmos pendura, não podemos esquecer que este também vai sentir cansaço. A comunicação entre os dois é fundamental para manter a viagem o mais segura e confortável possível.

O cansaço produz uma diminuição no nosso desempenho físico e mental. Se vamos arrancar para uma viagem longa, deve fazer parte do plano, a nossa condição física. Com a maior antecedência possível à nossa viagem, a preparação física deve ser intensificada, pois vai ajudar bastante a lidar com o desgaste físico na condução da moto.

A desidratação também está relacionada com a fadiga. Essa fadiga causa o aumento do tempo de reação a um imprevisto ou um obstáculo, o que significa um aumento no risco de acidente. A hidratação não é só feita durante a viagem. Devemos arrancar para a viagem, com o nosso corpo bem hidratado. Para isso, devemos uns dias antes, começar a beber mais água do que normalmente bebemos.

Aprender a reconhecer os sintomas da fadiga, ajuda a reduzir os seus efeitos, pois podemos de imediato, parar e tratar de recuperar antes que o desconforto se instale.

Assim, para lidar ou minorar a fadiga numa viagem de moto, vamos seguir estas dicas e recomendações.

– Dormir no mínimo 7 horas antes de iniciar uma viagem de moto e arranque de manhã cedo. Evite viajar após um dia de trabalho. Já nos encontramos num estado de cansaço algo avançado e não é recomendável viajar de noite, mesmo que seja por autoestrada.

– Usar tampões para ouvidos. Quando passamos horas e horas na estrada, o ruído constante do motor e do vento pode realmente esgotar a nossa energia. Fisicamente, o ruído permanente pode causar dores de cabeça. Mas mentalmente, pode se tornar muito cansativo e até, à noite, prejudicar o sono. Os tampões de ouvidos (existem também com Bluetooth) também ajudam a ficar mais atento, por mais tempo, e tornam a viagem mais segura.

– Evite uma condução agressiva. Além de aumentar o risco de acidente, causa um aumento da fadiga. A condução em viagem deverá ser o mais suave e confortável possível. Lembre-se que o importante é o gozo do trajeto e não o destino.

– Durante a viagem, mesmo que se sinta bem, deverá parar e descansar a cada 2 horas ou, mais ou menos, a cada 200 km. Caso esteja a viajar por estradas nacionais e/ou de montanha (maior uso de travões provoca maior esforço físico) poderá ter de reduzir esta margem para 1 hora e meia ou 150 km.

Como já referimos, não é nada recomendável viajar de noite. Por isso, prepare bem o percurso de cada dia para chegar com margem de tempo ao local previsto de chegada.

– Em cada paragem, descanse pelo menos 10 ou 15 minutos. Deverá fazer alguns exercícios de alongamento de pernas, tronco e braços para recuperar de alguma tensão muscular. Após estes exercícios, vai saber muito bem voltar a sentar na moto e seguir viagem!

– Considere as condições atmosféricas, já que, por exemplo, em dias muito quentes, ou de muito vento, vamos aumentar a desidratação. Mantenha-se hidratado, pois a falta de líquidos causa, entre outras coisas, redução da atenção, dores de cabeça e fadiga muscular. No verão, com a transpiração, perdemos muitos sais minerais, o que também ajuda a um maior desgaste físico e consequentemente a manifestação de um estado de fadiga mais intenso. Podemos adicionar algumas pedrinhas de sal (sal dos Himalaias de preferência) pois devemos compensar essa perda acentuada de sais minerais resultantes do calor ou vento excessivo. Evite que isso aconteça durante a viagem. Beba água em cada paragem e se tiver uma mochila de hidratação, melhor ainda, pois pode ir bebendo durante a condução.

– Evite o consumo de qualquer bebida alcoólica. Mesmo uma simples cerveja, reduz a atenção, a capacidade visual e auditiva, para além de que o álcool que contem, ajudar na desidratação e não o contrário.

Nota sobre equipamento para viajar: Usar um equipamento adequado vai melhorar a tolerância à fadiga, seja no verão ou inverno, assim como, o uso de um capacete integral. A cabeça, olhos e rosto ficam completamente protegidos, não só do vento, chuva ou sol, como de detritos voadores, incluindo insetos!

Vamos seguir estas dicas para viajarmos em conforto, e acima de tudo, segurança.

Prontos para arrancar?

Em próximos artigos a publicar, irei abordar, a bagagem, as ferramentas, como carregar a moto e outras dicas sobre custos, poupanças e viajar em segurança.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments