Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Breve história da Lambretta

By on 2 Maio, 2024

Recentemente noticíámos que a Lambretta vai ser importada para o nosso País e distribuída através da Moteo Portugal. Deste modo, muito em breve, os consumidores nacionais poderão ter acesso a toda a gama. Então, este é o momento certo para dar a conhecer  um pouco da história da icónica marca que impulsionou a mobilidade no Pós-Guerra em Itália.

Circular entre os destroços dos bombardeamentos deixados pela Segunda Guerra Mundial tornou-se um caos. As ruas das cidades italianas tinham-se tornado verdadeiros labirintos, impenetráveis para os carros. A bicicleta e a moto tornaram-se a única alternativa viável, não a moto convencional, demasiado pesada e difícil de manobrar nas ruas urbanas… mas a Scooter!

Um legado repleto de rica história

Durante a Segunda Guerra Mundial, Ferdinando Innocenti dirigia uma fábrica de tubos de aço no distrito de Lambrate, no norte de Itália, produzindo componentes para a Força Aérea Italiana. Após a guerra, Innocenti precisou de encontrar um novo produto para que o seu negócio pudesse sobreviver. Inspirado pelas scooters Cushman que o exército americano importava para Itália (como meio de transmitir informação de uma divisão para outra e de transportar soldados individuais à volta da base), Innocenti percebeu que podia aplicar a maior parte das peças que a fábrica já produzia na produção de scooters a motor.

A Lambretta foi fundada em 1947 e inspirou-se significativamente nas scooters Cushman verde-oliva, que foram amplamente utilizadas na Itália durante a guerra. A visão por trás da Lambretta era criar um veículo que oferecesse facilidade de condução, adequado tanto para homens como para mulheres, e que permitisse aos passageiros viajar sem comprometer o seu traje. Conseqüentemente, as scooters Lambretta combinavam perfeitamente praticidade com um toque italiano distinto.

Ao longo dos anos, a Lambretta revelou uma infinidade de modelos, impulsionados pela visão do fundador Ferdinando Innocenti de oferecer uma alternativa acessível e chique. Nas suas primeiras iterações, a Lambretta ostentava um sistema de suspensão único com rodas dianteiras e traseiras independentes, complementado por um inovador motor de dois tempos. O que realmente a diferenciava, porém, era o motor fechado e a carroçaria aerodinâmica, diferenciando-a das motos convencionais. Este design distinto capturou a imaginação do público e impulsionou o sucesso da Lambretta muito além das fronteiras de Itália.

A subcultura “Mod” londrina

O clamor pelas scooters motorizadas entrou em declínio com o advento de carros acessíveis, mas um ressurgimento veio nos anos 60, quando jovens em Londres com amor pela moda italiana se encantaram com a scooter. Conhecidos como Mods, abraçaram a Lambretta como um ícone para o seu modo de vida. Uma das maiores bandas desta época, os The Who, tiveram uma enorme influência na cultura dos Mods. O seu álbum Quadrophenia também se tornou o nome de um filme de homenagem aos Mods no final da década de 70, que apresentava fortemente a Lambretta.

As scooters continuaram a ser produzidas em Itália até 1971. A Lambretta foi também fabricada sob licença em França, Alemanha, Espanha, Índia, Brasil, Colombia e Argentina, tornando-a uma marca mundial. Em 1972, o governo indiano comprou os direitos sobre o nome Lambretta, criando a Scooters India Limited.

Hoje, a Lambretta continua a ser emblemática da subcultura Mod, sintetizando a scooter como o veículo Mod por excelência e incorporando o estilo distinto de inspiração italiana daquela época.

A nova era da Lambretta

A nova era das scooters Lambretta combina perfeitamente elegância, funcionalidade e estética atemporal. Quer seja um conhecedor de scooters clássicas ou alguém que procura uma mistura harmoniosa de nostalgia e modernidade, facilmente percebe que a Lambretta tem algo a oferecer.

Com um estilo clássico, as novas Lambrettas prestam homenagem às suas raízes históricas, ao mesmo tempo que combinam perfeitamente uma estética intemporal com inovação contemporânea. E também apresenta uma arquitetura monocoque exclusiva, proporcionando uma linha ininterrupta de sofisticação e força que percorre cada curva e contorno. Os novos modelos exalam elegância e exclusividade, representando o auge da linhagem de scooters da Lambretta.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments