Nova Ducati Multistrada 1200 Enduro Pro – Pronta a disputar a liderança nas Maxitrail Off-Road
Com a intenção clara de disputar um mercado das motos Trail de grande cilindrada dominado pelas GS da BMW , a Ducati acaba de anunciar o lançamento de uma Multistrada Enduro Pro. O novo modelo vem complementar a actual gama de Multistrada Enduro sendo que esta nova Enduro Pro tem por objectivo disputar o lugar ocupado pela nova 1200 GS Rallye da BMW, que tem sido a moto de eleição de todos aqueles que preferem explorar os longos estradões fora de estrada e os trilhos de pedras e lama em deterioro das estradas asfaltadas.
Já de acordo com as normas Euro 4 a nova Enduro Pro monta um motor V-Twin Testastretta DVT de 1.198cc com 152cv às 9.500rpm e com 128Nm de torque às 7.500rpm. A Enduro Pro é ainda alimentada por dois corpos elípticos de injecção com 56mm com electrónica Bosch EFI e Ride-by-Wire.
Com um acabamento de belo efeito em cor de areia mate e superfícies texturadas na frente e na cobertura do depósito, a Multistrada Pro inclui também um banco com forro de dois tons, com um sub-quadro e motor pintados a negro. Os pneus que monta são uns Pirelli Scorpion Rally numas jantes de raios tubeless de 3×19” na frente e de 4.5×17” atrás.
Naturalmente a Enduro Pro monta sistema de suspensões Ducati Skyhook Evo, que utiliza suspensões semi-activas da Sachs à frente e atrás com cerca de 200 mm de curso. Na frente a suspensão é uma invertida de 48mm, totalmente ajustável, enquanto atrás os ajustes são realizados electrónicamente.
Uma série de possibilidades de ajustes electrónicos estão incluídos, nomeadamente a regulação da potência e modos de motor. Os modos estão definidos como Enduro, Touring, Sport e Urban. Também como standard está incluído o ABS em curva, o Controle de tracção da Ducati – DTC, o controle de “cavalinhos” – DWC e o VHC um sistema que facilita o arranque em subidas íngremes.
Ao designar de “pro” esta nova Multistrada a Ducati foi um upgrade da Ducati Performance realizado com a Touratech que inclui pela mão da mesma luzes LED, um vidro mais baixo para condução em pé, e um escape de melhor desempenho dinâmico da Termignoni mas mantendo a legalidade em estrada.
O equipamento standard inclui ainda “cruise control”, e o Ducati Multimedia System ( DMS ) que utiliza ligação bluetooth para sincronizar a moto com o smartphone do seu utilizador.
O preço da nova Ducati Multistrada 1200 Enduro Pro ainda não foi declarado mas comenta-se que andará pelos 23.500 eur estando disponível nos concessionários da marca a partir de Julho/Agosto de 2017.
Gostei muito de conduzir a Multi de um amigo meu. No entanto passados 15 dias após a mota ter saído do stand já apresentava ferrugem em alguns componentes. Isso aliado ao facto de em varios locais as peças em aluminio apresentarem uma espécie de “descasque” leva-me a considerar outras opções que não a Ducati. É pena, poi bem ao estilo Harley, uma bela mota feita com material barato.