IRON RIOT – Uma Harley Softail da One Way Machine

By on 22 Agosto, 2017

Julian von Helmb é um preparador alemão de enorme reputação. Já esteve por três vezes no podium do Campeonato do Mundo de AMD, tendo inclusivamente obtido uma vitória na muito competida classe de preparações Harley Davidson.

O ano passado Julian decidiu que necessitava de necessitava de um modelo especial para exibir na sua loja a One Way Machine. Foi assim que começou o projecto desta incrível Bobber Softail que Julian apelidou de Iron Riot.

Julian é um perfeccionista pelo que a moto sobre a qual iria trabalhar teria que ser perfeita também. Decidiu espalhar a notícia sobre o modelo que procurava e descobriu nos Estados Unidos, numa loja Hot Rod, uma HD Softail de 2001, standard e em perfeitas condições, com apenas 1.400 milhas. Adquiriu a Harley e mandou-a para o seu atelier perto de Frankfurt do outro lado do Atlântico.

A moto foi totalmente desmontada e retirado o seu motor de 1.450cc para uma revisão profunda. Este modelo montava ainda carburadores e Julian decidiu mantê-los. O motor estava em excelentes condições e apenas os escapes foram substituídos por outros mais elegantes.

Mas o principal era trabalhar na cosmética e definir o conceito da Bobber Softail. Julian descobriu um antigo depósito de DKW dos anos 30 no seu armazém e decidiu utilizar o mesmo como base para trabalhar o formato definitivo. Depois de alterado o seu formato e conseguidas as linhas pretendidas o depósito foi colocado na Softail e passou a definir o conceito final e uma estética renovada da moto. O tampão do depósito foi fabricado a partir do ornamento do capot de um antigo carro americano e foi comprado no eBay.

A suspensão dianteira foi retirada de uma Sporster de 2004 e foi facilmente colocada. Com novo guiador tipo “clip-on” foram colocados no quadro limitadores para que o mesmo não tocasse no depósito. O banco foi encomendado nos Estados Unidos numa empresa especialista e feito à medida.

O guarda-lamas traseiro foi comprado no mercado e depois alterado e colocado com abraçadeiras especialmente produzidas para o efeito. A tampa da bateria foi também fabricada no atelier a partir de uma só placa de metal.

O sistema de travagem de discos de fixação perimetral foi aquele que mais trabalho deu, juntamente com toda a transmissão e que foram produzidos por Julian no seu atelier. Os cubos das rodas foram fornecidos pela Lowbrow Customs e os raios são da TTS. Os pneus decidiu-se montar um AVON na traseira e um Firestone na dianteira. Os punhos são da Rough Crafts.

O acabamento de aspecto polido do metal é no entanto um trabalho excelente de pintura realizado por um atelier especializado que se chama Cocobreeze, em Frankfurt. No final Julian afirmou não ter pensado em budget e investiu tudo o que era necessário para tornar esta Softail especial. Na verdade acabou por voltar a estar no podium do concurso AMD com a sua IRON RIOT e ganhar o Troféu Silver. Posteriormente em Shows na Alemanha veio também a ser galardoado com vários prémios entre outro o Editor’s Choice da prestigiada revista Custombike.

Fica apenas uma dúvida por esclarecer no final e sobre a qual o próprio Julian solicita a ajuda de todos: Se alguém souber a que carro pertence o ornamento utilizado no tampão do depósito da Iron Riot por favor entrem em contacto com a One Way Machine.

Fontes : One Way Machine e Bike Exif fotos de Steffen Theis

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments