Condução: 6 dicas para poupar no combustível
Um estilo de condução eficiente pode não apenas ajudar a reduzir o consumo de combustível, mas também reduzir a poluição ambiental.
Neste artigo, damos algumas dicas para ajudar-te a ajustar os teus hábitos de condução, por forma a economizar dinheiro e proteger o meio ambiente.
As constantes oscilações no valor dos combustíveis, a moto com mais anitos que ainda não trocaste e gasta mais que um modelo recente, podem fazer-te pensar em pressionar menos o acelerador, rodar com mais moderação e poupar no combustível com menos visitas aos pontos de abastecimento. A solução recomendada para esta altura do ano não é de certeza deixar a moto parada na garagem!
Aqui ficam 6 conselhos para poupar nos consumos:
1. Manutenção da moto
Uma moto bem mantida pode ter um impacto significativo na economia de combustível. Certifique-se de manter a sua moto regularmente e que todos os componentes estão em boas condições. Em particular, você deve verificar o seguinte:
Pressão dos pneus: Mantenha sempre a pressão dos pneus no nível recomendado, pois a pressão insuficiente aumenta a resistência ao rolamento e pode aumentar o consumo de combustível.
Corrente: Uma corrente bem lubrificada e corretamente tensionada reduz a perda de energia e garante uma transmissão de força mais eficiente.
Filtro de ar: limpe ou substitua regularmente o filtro de ar para garantir o fluxo de ar adequado para manter o motor a funcionar sem problemas.
2. Planear as suas deslocações
O planeamento cuidadoso das suas deslocações pode ajudá-lo a economizar combustível. Evite estradas movimentadas e engarrafamentos, escolhendo percursos alternativos. Encontre formas de evitar paragens e partidas desnecessárias que aumentam o consumo de combustível. Em vez disso, escolha trajectos com um fluxo uniforme de tráfego e menos semáforos.
3. Seja proativo
Um estilo de condução proativo é uma das chaves para economizar combustível. Fique atento ao trânsito à sua frente e tente reagir cedo. Ao fazer manobras com antecipação, pode evitar acelerações e travagens desnecessárias. Aqui estão algumas dicas para um estilo de condução defensivo:
- Mantenha a distância suficiente do veículo da frente para poder reagir a tempo.
- Observe o fluxo do tráfego e ajuste a sua velocidade para permanecer no fluxo.
- Use o impulso e deixe a moto rolar se precisar de parar em breve.
4. Evite altas velocidades
Conduzir a altas velocidades aumentam o arrasto e levam a um maior consumo de combustível. Tente manter uma velocidade moderada para reduzir o arrasto. Respeite os limites de velocidade aplicáveis e adapte a sua velocidade às condições da estrada e do tempo.
5. Use a marcha correta
Escolher a marcha certa pode ter um grande impacto na economia de combustível. Tente não acelerar demais o motor e mude para uma marcha mais alta cedo para reduzir o consumo de combustível. No entanto, tenha cuidado para não parar ou acelerar o motor.
6. Considere o peso e a aerodinâmica
Quanto mais leve for a sua moto, mais eficiente será a economizar combustível. Portanto, não transporte cargas e bagagens desnecessárias que possam aumentar o arrasto e a resistência ao rolamento. Garanta também uma posição de pilotagem aerodinâmica, mantendo o seu corpo o mais aerodinâmico possível. Isso geral uma maior fludez na deslocação reduzindo gastos de combustível.
Outros fatores:
O consumo de combustível depende de vários fatores, como o modelo da moto, os seus hábitos de condução e condições da estrada. No entanto, adotando um estilo de condução eficiente e proativo conseguirá economizar entre 10% e 20% no combustível.
Desacelerar a moto e rodar a uma marcha muito lenta não significa obrigatoriamente que vá economizar no combustível. Pouco ou combustível será economizado e pode haver perda de travão-motor, obrigando-o a engrenar marcha baixas e fazer subir as rotações do motor. O ideal é achar um meio termo, colocar a moto na marcha certa e usar o motor na ultrapassagem.
Mudanças regulares de óleo são importantes para manter o motor a funcionar de forma suave e eficiente. O óleo novo reduz o atrito e permite que o motor funcione com eficiência, o que, por sua vez, pode resultar em economia de combustível.
Por fim, também não precisa de mudar drasticamente o seu estilo de condução. Bastam apenas alguns pequenos ajustes, evitar acelerações e tavagens bruscas e manter uma velocidade moderada.
Estas são as chaves para no final do mês fazer as contas aos gastos e ficar com um sorriso largo, planeando as deslocações seguintes.
0 comments