Kawasaki: nova patente com motor a 2 tempos…para aviões

By on 12 Julho, 2024

Desta vez é a Kawasaki que está a registar uma nova patente para explorar este tipo de motor, mas atenção, a ideia parece estar orientada para a produção destinada a aviões ou algo que necessite de binário contínuo e não a elasticidade típica e essencial dos motores destinados aos transportes rodoviários.

Com esta invenção, a Kawasaki gostaria de explorar as vantagens do motor a 2 tempos sem os defeitos que este acarreta, ou seja, maior consumo de combustível e mais emissões nocivas, tudo devido ao chamado “scavenging” e à sua típica fuga de mistura não queimada. Mas o motor a 2 tempos tem um desempenho excecional, faz o mesmo trabalho que um motor a 4 tempos com metade do esforço e com poucas peças móveis, pelo que vale a pena dedicar-se a ele.

Explorando um sistema já utilizado em alguns motores marítimos a 2 tempos, a patente destaca a utilização de uma válvula de admissão accionada por uma árvore de cames, que sobrealimenta o ar de admissão e efectua a injeção direta. No ciclo de compressão, o pistão comprime ainda mais o ar pré-comprimido à medida que sobe e só pouco antes do PMS é que a Kawasaki injecta gasolina diretamente na câmara de combustão e, em seguida, acende a vela de ignição

Não sabemos para que aplicações a Kawasaki utilizará esta tecnologia, mas as suas características tornam-na ideal para cenários que exijam um binário constante, como motores para gerar eletricidade, extensores de autonomia para aumentar a autonomia de veículos híbridos ou aviões. Uma coisa é certa, o motor 2T continua bem vivo.

Fonte:https://www.motorradonline.de

Imagem:https://www.motorradonline.de

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments