SCRAMBLER 1200 XE – CLASSIC ADVENTURE TOPO DE GAMA DA TRIUMPH

By on 25 Março, 2019

Esta semana estamos a testar a topo de gama da Scrambler 1200 Triumph, a versão XE, uma das protagonistas de um novo segmento clássico com maior vocação OffRoad com que a marca britânica decidiu brindar os seus fãs este ano.

Depois de termos testado a Street Scrambler 900, moto de maior vocação estradista mas com um comportamento aceitável pra uma ou outra “escapadinha” for a de estrada, aliás versão esta que já foi considerada “Moto do Ano” por uma ou outra imprensa internacional, iremos agora testar a nova versão 1200 da Scrambler, apresentada anteriormente no Salão EICMA em Milão e que agora teremos o prazer de testar o seu desempenho.

O conhecido motor bicilíndrico de 1200cc que já equipa outros modelos da Triumph, nomeadamente a que ainda há muito pouco tempo tivemos oportunidade de testar, a nova Speed Twin, e que depois de alguns ajustes para melhor se adaptar à Scrambler vem agora dar corpo e alma a esta Triumph com vocação de Classic Adventure ou Classic Enduro que parece ser outras das designações para este novo segmento de motos e onde também a nova Moto Guzzi V85 se encaixa.

Com 88,8 HP às 7.400 rpm e um binário máximo atingido logo à 3.950 rpm a nova Triumph Scrambler 1200 revela de imediato a importância da colocação da máxima tração do motor que é precisamente nos médios e baixos regimes. Já vimos da Speed Twin que a curva de binário do motor 1200 é mais ou menos “flat” ou seja constante, quase como o binário que desenvolvem as motos eléctricas. A Scrambler monta caixa de 6 velocidades com embraiagem assistida e deslizante.

A versão XE da Scrambler 1200 é uma moto alta que monta suspensões invertidas da Showa de 47mm com 250mm de curso e amortecedores traseiro da Ohlins também com 250mm de curso, o que quer dizer que a Triumph levou muito a sério o tema “ OffRoad” nesta sua Scrambler.

Travões de duplo disco na dianteira com 255mm e pinças Brembo de 2 pistons asseguram uma travagem segura e progressiva como necessário no todo o terreno.

Claro que a electrónica não pode faltar e a Scrambler 1200 inclui o que de mais sofisticado podemos ter numa moto deste segmento: Nada mais do que 6 modos de motor; Road, Rain, OffRoad, OffRoad Pro, Sport e Custom. E inclui ainda Cruise Control e Controle de Tração em Curva.

Vamos ter o privilégio de rodar nesta fantástica máquina durante toda a semana pelo que contem com o resultado do nosso ensaio muito em breve. Até lá podem aproveitar ir vê-las ao vivo e a cores em exposição na Loja da Triumph em Lisboa no Areeiro.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!