As Kawasaki Z900 de novo em foco no arranque do Troféu ZCUP 2019 em Jerez

By on 26 Março, 2019

A Época de 2019 da ZCUP com os seus dois troféus em disputa, arrancou este fim-de-semana passado com uma meteo fantástica na “catedral” de Jerez de la Frontera com animadas disputas!

Neste Sábado e Domingo passado, 23 e 24 de Março, com a amena meteorologia a proporcionar dois bons dias para a prática da modalidade, as Zs da ZCUP foram animar a 1ª jornada do Campeonato Interautonomico de Velocidad (CIV). Seis de “nuestros hermanos” aceitaram disputar o pódio da Ibérica, juntando-se assim aos portugueses que apostam no calendário completo, disputando a “portuguesa” e levando várias nacionalidades fazerem o que mais gostam no sítio certo!

Convém realçar que quando os 2 troféus se encontram, e tal irá acontecer 4 vezes, a classificação e o pódio da Ibérica correspondem “à geral” e, em luta para este pódio, estavam os rapidíssimos Gabriel Durán (“turbito” – Z38), Joan Sardanyons (“sardá” – Z88) e Abián Santana (Z85) que rapidamente demonstraram ao que vinham, ao lideraram a Qualificação e registando tempos por volta impressionantes!!

De realçar a evolução de tempos de uma época para a outra, pois a pole baixou de 1:52,979 registado por Óscar Ibañez no ano passado, para 1:51,725 e, entre os portugueses, de 1:56,264 registado por António Maximiano, para 1:55,371. Tudo a andar muito rápido!!

Infelizmente, azares nos treinos da pré-época impediram o vencedor do trofeu em 2017, o rápido francês Frédèric Bottoglieri (Z11) de participar neste fim-de-semana e medir-se com os espanhóis, mas tal foi só um adiamento.

De facto, esta presença em Jerez, não foi isenta de “situações”, pois a impossibilidade de recuperar a moto na sequência da queda nos cronometrados do rápido Iván Manzano (Z23), eliminou-o das corridas. Uma lesão antiga, impediu o veterano Pité (Luis Soares – Z53) de participar e uma avaria na caixa de velocidades da Z do nosso pintor Miguel Sousa (Z57) impedi-o também de participar, reduzindo a presença em pista e menos motos do que o desejado. Mas são assim as corridas.

A novidade para todos nesta época, consistia na utilização dos DUNLOP que deram algumas dores de cabeça aos pilotos, sobretudo aos que apostaram na mistura mais macia (M), ou seja, todos os espanhóis. O estado do circuito com partes em asfalto antigo e partes em asfalto novo, dificultava encontrar a aposta certa nos settings e nas pressões, tendo sido assim para todas as marcas presentes.

Os “portugueses” foram mais conservadores na busca da performance e, ao apostarem na mistura mais dura (E), sofreram menos problemas tendo conseguido fazer o fim-de-semana com 1 só jogo com boas prestações

DCIM100GOPROG0751653.

O dia de Sábado começou cedo, com um briefing para, entre outras coisas dar o welcome kit, seguido das verificações técnicas integralmente feitas nas boxes á semelhança dos procedimentos adoptados no CNV Moto.

Tal como no ano passado, mantiveram-se as 10 voltas por corrida, tendo a última corrida do dia do programa CIV, sido a 1ª corrida do fim-de-semana da ZCUP.

Na corrida 1, “turbito”, partindo da pole, faz o holeshot a justificar a alcunha, seguido de “sardá” ao lado de Vicente (Z01) que salta do 6º lugar! Na apertada curva 2, Abián entra com tudo e passa Vicente e Sardá, “atrapalhando” todo o pelotão, mas sem gerar qualquer queda ou problema!

Estava dado o mote! Lá na frente, Abián e “turbito” lutam pela vitória em todas as voltas, ficando esta para o impressionante Gabriel Durán que vence Abián por menos de 1 segundo! Mais atrás, a hierarquia dos cronometrados manteve-se mas com Galindo (Z74) a superar Vicente seguido de Farias (Z21) sempre a subir de ritmo. Nas voltas finais, Amaral (Z10) ainda consegue superar Franco (Z22) para o último lugar do pódio da “portuguesa” por somente 3 décimas!

No Domingo, alguns pilotos aproveitaram o Warm-up de 10’ para afinar pequenos detalhes antes da 2ª corrida do fim-de-semana, cujo arranque sofre um atraso devido a “sardá” ter deixado a sua moto ir abaixo.

No arranque da 2ª corrida, agora com menos 1 volta, “turbito” volta a repetir o holeshot, mas agora seguido de perto pelos restantes espanhóis que não se deixaram surpreender por Vicente! Desta vez Abián não conseguiu seguir o ritmo dos dois furiosos lá da frente, deixando “turbito” e “sardá” lutarem, volta-a-volta, pela 1ª posição tendo conseguido, um e outro, bater os records das Zs neste circuito ao registar voltas nuns impressionantes 1:51 baixo (1:51,207 para “turbito” e 1:51,352 para “sardá”). Abián não conseguiu seguir este ritmo impressionante, tendo completado o pódio da “ibérica” a quase 11s dos primeiros. Na luta pelo pódio da “portuguesa”, com excepção de Vicente, todo o pelotão subiu de ritmo, conseguindo Franco superar Farias na última curva da última volta e ascender ao 2º posto com a diferença mínima de 89 milésimas!

De realçar a prestação de Vilardebó (Z12) que consegue melhorar os seus tempos por volta ao longo de todo o fim-de-semana, apesar da lesão num dos dedos que o obrigou a usar “outras luvas” para diminuir o desconforto e as dores. Em corrida foi superado pelo regressado russo, Bogdanov (Z07) que também evoluiu notoriamente em todo o fim-de-semana!

A ZCUP termina assim o seu 1º fim-de-semana de corridas desta época, com nota alta dada por todos os protagonistas, incluindo o organizador (CIV/FAM), com a certeza e satisfação de ter proporcionado muita animação em pista para quem lá andou e assistiu!

A próxima etapa da “ibérica” (ZCUP IB) será no fantástico circuito de Portimão, a 18/10 de Maio, na 2ª ronda do CNV Moto, mas antes, a “portuguesa” (ZCUP PT), ruma ao Estoril para a abertura do CNV Moto a 4 e 5 de Maio, continuando a manter o excelente ambiente que a caracteriza e dando a oportunidade aos participantes de fazerem aquilo que mais gostam no sítio certo!

Até lá a maioria dos pilotos da “portuguesa” organizam-se em equipas e participam na tradicional prova de resistência, as 3Horas do Estoril, já no próximo Sábado dia 30 de Março, com o objectivo de alcançar a vitória na classe Naked, pelo 4º ano consecutivo!

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!