Honda CBR1000RR Sport Tourer – Será novidade para 2020 ?

By on 24 Maio, 2019

A Honda registou recentemente um novo sistema que converte a CBR1000RR numa Sport Tourer.

A filosofia sobre as motos desportivas da Honda sempre foi a de as dotar de maior versatibilidade e facilidade de utilização, para que as mesmas possam ter uma utilização mais frequente no dia a dia.  Entretanto e de acordo com alguns documentos de patentes agora revelados, parece ser que a superbike japonesa poderia vir a incorporar um sistema que a torna numa desportiva ainda mais confortável, próximo de uma Sport Tourer.

Honda CBR 1000 RR actual ( 2019 )

Muitas vezes questionamo-nos  sobre aquela que poderia ser uma “moto para tudo” e alguns conceitos como ‘versatilidade’ e “polivalência” levam-nos a ponderar sobre uma eventual escolha racional. A oferta de mercado está cada vez mais diversificada e vemos as marcas a desenvolverem novos conceitos para utilizações específicas mas também outras com um tipo de utilização mais polivalente, realidade onde se situam as Adventure Touring e as Sport Touring que, face as suas características, permitem uma utilização mais abrangente e facilitada..

Os documentos que agora foram revelados mostram um sistema da Honda que permite transformar a sua desportiva de topo numa moto Sport Touring ou seja, com maior comodidade para viajar. Todos sabemos que viajar numa moto desportiva pura obriga a uma boa preparação física, nossa e de quem eventualmente ocupe o lugar do pendura. Uma situação nada cómoda sobretudo se pretendemos fazer muitos Kms. A marca Golden Wing tem estado a desenvolver um sistema que ajuda a mudar a posição de condução na Honda CBR.

O sistema não é uma realidade totalmente nova pois aYamaha como protótipo Morpho permite com alguma facilidade o ajuste de guiador, assento e pisa pés, convertendo uma desportiva numa sport touring com uma posição de condução muito mais direita.

Nos documentos publicados pela Morebike, podemos observar que o guiador move-se dentro da suspensão e o vidro pára-brisas simplesmente gira em torno de uma peça para uma posição superior. Será esta uma evolução que iremos ver numa próxima versão da CBR1000RR ? Se analisarmos a oferta de outras marcas vemos precisamente essa evolução, onde desportivas de topo dão origem a Sport Tourers potentes. A Honda parece querer apostar numa solução 2 em 1 o que parece ter alguma lógica em termos de aumentar a polivalência do seu modelo CBR1000RR, sobretudo quando acima do mesmo já existem versões SP de cariz mais desportivo.

 

 

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!