Uma XR650R para vencer o Dakar ou apenas para quem se queira Aventurar

By on 7 Fevereiro, 2019

A Honda XR650R foi projectada e fabricada com um único objectivo: O de vencer as Bajas Californianas e a Mexican 1000, pois no final dos anos 90 já as antigas XRs 600 nada podiam contra as Kawasaki 500, mais leves e potentes. No ano 2000 a XR650R apareceu para bater tudo e todos e arrasar na difícil prova da Baja. Por ironia do destino por essa altura também houve uma evolução nas motos de cross e começaram a aparecer as primeiras 450cc a 4 tempos com motores de altíssimo rendimento e com um peso muito inferior ao da XR650R.

Honda XR650R – Produção de 2000 a 2007

Os regulamentos do Dakar também foram alterados e as motos de Rally passaram também a estar limitadas para evitar um maior risco de acidentes devido às altas velocidades atingidas pelas KTM 950 e, pouco a pouco, a XR650R começou a deixar de ter palco de competição e finalmente em 2007 foi descontinuada pela marca devido à limitação de emissões imposta na Europa.

Honda XR650R – Preparação Baja

Passados mais de 10 anos as motos Rally Raid/Aventura estão na moda, o aparecimento de um novo segmento de motos Adventure light, com as novas Ténéré 700 e KTM 790 Adventure, como opções de maior desempenho offroad, faz renascer todo o potencial de uma moto como a XR650R que com 62CV de potência, refrigeração líquida, uma fiabilidade Honda e apenas 136 Kg de peso, poder constituir uma excelente base de preparação Rally.

Honda XR650R – Preparação Rally

Reconhecendo todo o potencial da XR650R há quem as prepare para competir ou simplesmente para realizar viagens aventura. Na base da preparação que vos damos como exemplo está uma XR650R totalmente de origem. Com um torque extraordinário a alta, uma suspensões com um desempenho admirável, superior mesmo a muitas invertidas actuais, ausência de vibração e um fiabilidade característica das máquinas Honda, a XR650R pode ter neste contexto uma nova vida e proporcionar momentos de aventura inesquecíveis.

 

SUGESTÕES DE PREPARAÇÃO

Na preparação começamos por assegurar maior autonomia e montar um depósito Acerbis de 24 litros, um item que ainda hoje continua em lista da Acerbis.

A carenagem dianteira e o respectivo set de iluminação é também facilmente encontrado no mercado, produzido por diferentes ateliers ou mesmo por marcas conceituadas como é o caso da Perfect Fairings.

O banco é também importante pois para rodar horas a fio na moto recomenda-se que o banco seja o mais confortável possível pelo que a Seat Concepts  poderá ser uma opção. Rodas mais resistentes podem ser também um investimento a considerar, por exemplo com aros e cubos da Excell.

A nível das suspensões deveremos considerar a substituição do interior das suspensões dianteiras (molas e hidráulicos ) para melhorar o seu desempenho e aqui poderemos confiar na Racetech .

Relativamente ao amortecedor traseiro poderá ser substituído por um Ohlins e temos a garantia de que melhor é impossível. A montagem de um amortecedor de direção é também recomendada e a marca SCOTTS Performance tem a solução.

Em termos de pneus e câmaras recomendam-se opções que evitem furos pelo que poderão ver aqui as várias opções existentes entre mousses e versões mistas de câmaras de alta pressão e mousses

Já relativamente aos pneus a escolha é múltipla e deverá ser considerado o tipo de utilização e de terreno onde iremos rodar. Se o objectivo é rodar apenas for a de estrada optar então por pneus de tacos, sendo que se for no deserto existem pneus específicos para areia. Se pelo contrário pretendemos viajar com a XR então deveremos optar por pneus de piso misto. As opções são variadas e a decisão deverá ser tomada em função do tipo de utilização. Sugestão Metzeler Karoo Extreme

A nível do motor não será necessário realizar grandes intervenções. Talvez um reforço ao nível da embraiagem com a montagem de um kit Hinson . A montagem de um filtro de ar K&N ajudará ao motor a “respirar” melhor assim como uma ponteira de escape de melhor rendimento como por exemplo uma da SupertrappUma ventoínha de arrefecimento do radiador é também recomendável e de fácil instalação.

No âmbito da navegação recomendamos a instalação de um dispositivo de GPS, um de Road Book caso necessário, e ainda um dispositivo de localização de emergência. Existem variadíssimas opções que podem ser instaladas na estrutura de torre que suporta também a carenagem dianteira e o farol ou faróis.

 

Finalmente para transporte de alguma bagagem torna-se imperativo escolhermos o sistema que se adapte melhor a XR650R tendo em conta a sua configuração mais Rally do que Adventure. Alguns conselhos podem obtê-los AQUI.

Agora é só encontrarem uma XR650R usada em bom estado, negociarem a sua compra e mãos à obra… definindo primeiro o budget e o nível de preparação que se pretende atingir.

 

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!