Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Técnica: Função do reservatório do amortecedor traseiro

By on 27 Novembro, 2023

Sabe para que serve o reservatório do amortecedor traseiro? Nós damos-lhe a resposta neste artigo.

Em primeiro lugar, saiba que suspensões pressurizadas oferecem melhor desempenho e por isso existe esse reservatório separado, precisamente para perssurizar o amortecimento. Por exemplo: se retirar o reservatório de ar de um bom amortecedor, ele perde toda a sua eficácia, pois é parte fundamental do seu funcionamento. Da mesma forma, se não estiver devidamente pressurizado, pouca utilidade terá.

Para entender como funciona um amortecedor com reservatório deve ver este vídeo.

Especificamente, nele vemos uma reprodução do sistema Öhlins, no qual podemos ver o amortecedor principal e o depósito. Isto tem uma dupla função: por um lado, permite que uma maior quantidade de óleo fique no amortecedor e, portanto, faz com que o sistema arrefeça melhor. Mas o mais importante é que permite pressurizar o amortecedor, como mencionamos antes, e o funcionamento é muito mais estável.

O reservatório do amortecedor evita a cavitação (formação de bolhas), desde que esteja bem pressurizado

Para isso, o depósito também possui um êmbolo próprio que auxilia na estabilidade, separando a área líquida da área gasosa encontrada no seu interior. No momento em que o sistema não funciona corretamente (neste caso retirando a pressurização) o óleo no seu interior começa a formar bolhas.

O processo de cavitação é um efeito hidrodinâmico, no qual bolhas começam a formar-se no líquido como se estivesse fervendo devido à diminuição da pressão. É por isso que vê o óleo a ficar turvo. Depois, quando reintroduzem a pressão necessária, como num passe de mágica, essas bolhas desaparecem.

Graças à pressão, a cavitação do óleo é evitada

O que a pressão constante permite é justamente evitar a formação de bolhas e, portanto, um desempenho muito mais regular. É também um fantástico lembrete de que as suspensões precisam ser verificadas periodicamente por profissionais a cada dois anos, e ainda mais no caso de amortecedores pressurizados. Aliás, também existem forquilhas pressurizadas em algumas superdesportivas e em competições, e o funcionamento é basicamente o mesmo.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments