A HONDA CONFIRMA UMA NOVA AFRICA TWIN DE MÉDIA CILINDRADA
Os rumores são agora confirmados de que uma nova Africa Twin está já numa fase última de desenvolvimento e que será dentro de pouco revelada.
O sucesso recentemente conseguido no segmento Adventure nas cilindradas médias pelas concorrentes Yamaha e KTM, com os seus modelos 700 e 790, respectivamente, não deixaram o gigante da “Asa Dourada “ indiferente.
A actual e renovada Africa Twin 1100 L, com os seus dois modelos, Standard e Adventure Sports, é sem dúvida alguma uma moto Adventure excelente para realizar grandes viagens a solo ou acompanhado e que reune uma enorme sofisticação em termos de ciclística, motorização e de ajudas electrónicas também às quais se juntam as opções com caixa DCT.
Está porém a faltar na gama Honda uma opção Adventure mais acessível, mais leve do que as actuais versões 1100, menos sofisticada também e que possa disputar o novo segmento que a Yamaha Ténéré 700 veio de alguma forma a criar e a tornar-se referência… Motos Adventure com elevada capacidade off-road mas com conforto suficiente para percorrer longas distâncias, bicilíndricas com potência abaixo dos 100 cv e menos sofisticadas em termos de equipamento mas igualmente eficazes em termos de desempenho.
Actualmente a Honda conta com duas excelentes referências em termos de Trails de gama média, nomeadamente a NC 750 que é um enorme sucesso comercial, sendo no entanto algo limitada em potência e em desempenho offroad.
Pensamos no entanto que a plataforma NC e o motor da NC750 poderá vir a servir de base para o desenvolvimento da nova Africa Twin 790, aumentando a cilindrada e conseguindo mais potência e binário.
Se considerarmos como principal concorrente a Ténéré 700 poderemos considerar que a futura Africa Twin 790 poderá ser uma evolução “Rallyzada” da actual NC750, com maior curso de suspensões, com roda 21” na dianteira e terá suspensões não ajustáveis e equipamento ao nível da sua concorrente Yamaha, incluir ou não alguma electrónica, controle de tração ou modos de condução, um painel simples de informação e écran não ajustável. Poderemos também pensar que poderá vir a ter duas versões, tal como a actual Africa Twin 1100, eventualmente com opção de caixa DCT, que inclusivamente já existe na NC750.
Poderá vir a ser a Adventure ideal para quem se quer aventurar pela primeira vez neste novo segmento de mercado, uma moto fácil de pilotar, acessível, confortável e com autonomia para realizarmos grandes trajectos. Poderá não ser certamente a mais potente do segmento mas será o modelo de ligação entre as actuais versões NC e a sua irmã maior Africa Twin 1100 L.
As novas Triumph Tiger 900 e KTM Adventure 790/890 estão mais perto do segmento da Africa Twin 1100, quer pela potência quer pelo seu próprio posicionamento de mercado e a nova Africa Twin 790 terá mais a Ténéré 700 como a mais directa adversária.
Esta realidade foi confirmada por Kenji Morita, Project Leader da Honda Africa Twin 1100 que referiu que a Honda pretende criar um novo modelo de gama mais baixa no segmento Adventure para atrair um público mais jovem. Corre também o rumor de que as actuais NCs serão também alvo de renovação pelo que certamente, mais próximo do final do ano, teremos a confirmação dos novos modelos que irão ser apresentados no Salão EICMA 2020 em Milão.
Speriamo di poter andare a EICMA 2020….