Aprilia celebra 30 anos na competição com a RSV4 Trenta

By on 27 Julho, 2022

A Aprilia está entre os poucos fabricantes que tem um rico pedigree de corrida, então quando a empresa atingiu um marco significativo, vai celebrar a ocasião com uma moto especialmente construída para celebrar os muitos êxitos que alcançou desde o primeiro triunfo de Alessandro Gramigni nas GP 125, em 1992.

A fábrica de Noale está pronta para comemorar seus 30 anos de sucessos na conquista de títulos mundiais com uma edição especial: a Aprilia RSV4 Trenta. O protótipo Trenta foi visto em testes no circuito de Cremona com o ex-piloto de SBK, Matteo Baiocco. Embora ainda não se conheçam muitos pormenores, pelo menos o apelido Trenta pôde ser visto junto na parte inferior da carenagem, junto à quilha.

Além disso, as informações que temos, sugerem que pode haver uma semelhança com a RSV4 X revelada em 2019, o que significa que o V4 Aprilia de 1.099 cc compatível com Euro 5 deverá ter uma potência máxima na ordem dos 225 cv. Numa observação atenta, as fotos-espia também nos mostram que a RSV4 Trenta está equipada com o ‘spoon’, um dispositivo aerodinâmico atualmente presente na RS-GP 22 de MotoGP da Aprilia. O ‘spoon’ fica na frente da roda traseira para permitir um fluxo de ar direto para a parte traseira e assim melhorar a estabilidade. Acontece que este apêndice aerodinâmico não é propriamente novo!

Em 2019, a Ducati introduziu a sua tomada de ar do pneu traseiro no Grande Prémio do Qatar. Apelidado de “spoon”, o apêndice montado no braço oscilante mantinha a temperatura dos pneu posterior em condições quentes. Após alguma controvérsia inicial, o MotoGP considerou o novo aerodinâmico admissível, e por fim quase todos os fabricantes adotaram essa tecnologia desde então. Um desses fabricantes é a Aprilia, e tudo aponta para que o construtor italiano venha a ser o primeiro a equipar um modelo de produção com este complemento aerodinâmico. Além do ‘spoon’, parece que a Trenta também terá um escape SC-Project.

Dito isto, a RSV4 Trenta pode ser limitada a apenas 30 unidades, correspondendo ao 30º aniversário da Aprilia Racing. O novo desenvolvimento também pode sinalizar a intenção da Aprilia de trazer a tecnologia derivada do MotoGP para a sua moto de estrada, especialmente a próxima geração RSV4.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments