Benda BD500: Uma cruiser V4 ‘made in China’

By on 24 Agosto, 2022

As informações sobre motores Benda de configuração V4, surgiram pela primeira vez em setembro do ano passado. Menos de um ano depois, a Benda lança esta novidade: uma cruiser com um motor em V de 4 cilindros com 496 cc.

Podemos perguntar o  que é feito de muitos motores V4, da Honda, das Royal Star e V-Max da Yamaha. Pois bem, o fabricante chinês Benda retomou esse conceito, numa moto de  série moderna, com um motor refrigerado a líquido em forma de V, com injeção eletrónica de combustível e quatro cilindros. E esta não é a sua única aposta num V4. Isto porque em junho deste ano a Benda revelou um motor V4 a 75 graus de 1198 cc, com um curso bastante curto de 66 mm e um diâmetro de cilindro de 76 mm, com uma taxa de compressão muito baixa (11,5:1). Com 154 cv às 9.500 rpm e um binário máximo de 121 Nm a 7.500 rpm anunciados, este motor deverá servir a primeira ‘power cruiser’ do fabricante: a Benda LFC700.

Já o desempenho dinâmico da “quinhentos” é bastante normal, acessível a qualquer comum mortal. A Benda BD500 desenvolve uma potência máxima de 55 cv às 10.000 rpm, mas com um peso declarado de 241 kg, um motor mais vigoroso não lhe faria nada mal. Fora isso, a moto possui suspensões modernas de alta qualidade: forquilha invertida à frente e amortecedores com pré-carga de mola ajustável na traseira. As rodas de 17 polegadas são calçadas com pneus de grande perfil, “gordinhos”.

A empresa ainda não anunciou ainda os preços para a nova cruiser que será vendida na China e em vários países asiáticos. Não se sabe se esta ‘quinhentos’ chegará ao mercado europeu, o que é uma pena para os nostálgicos dos V4… certamente.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments