BMW M 1000 XR 2024… ‘Super atleta’ com muito pedigree!
Uma viajante desportiva de longa distância com a mais alta performance do segmento, ou uma Sport-Touring com o forte pedigree M-Power… Tem ambas as coisas mas por agora fique com estes números elucidativos: 200 CV e 223 quilos para nos levar à vertigem… Teremos todas as informações da nova BMW M 1000 XR no segundo semestre de 2023. Até lá esperamos… naturalmente ansiosos.
A BMW designa, e bem, a nova M 1000 XR com uma ‘atleta de longa distância’. Além disso quer torná-la numa desafiadora combinação de performances extremistas e conforto nos mais variados caminhos… Desde estradas secundárias a vias rápidas, das autoestradas aos circuitos, a M 1000 XR deve brilhar alto em quase todos os lugares. Exceto no off-road, porque os modelos XR da BMW não são Adventure e por isso não são designados como GS.
O protótipo preto da M 1000 XR foi visto pela primeira vez na Ilha de Man, conduzido pelo vencedor de vários TT, o campeão britânico Peter Hickman. Com decoração M-XR e matrícula de Munique, a moto que inicialmente parecia um pouco misteriosa, era claramente identificável como uma “máquina de teste”.
Como esperado o típico M com revestimento de carbono, incluindo winglets (spoiler aerodinâmico) à frente. Conta ainda com rodas de carbono e outras peças M, como já se sabe das M 1000 RR e M 1000 R.
“Com o protótipo da M 1000 XR, estamos a dar uma primeira amostra do terceiro modelo M da BMW Motorrad no ano do nosso aniversário. Desenvolvemos a M 1000 XR, M XR para abreviar, com base nas actuais S 1000 XR, S 1000 RR e M 1000 RR, como uma moto desportiva de longa distância com elevada capacidade de longo alcance e dinâmica de condução superdesportiva para a estrada, bem como para a pista de corrida.” Disse Dominik Blass, Director de Produto da BMW Motorrad.
Com esteróides ‘M-Power’
A letra ‘M’ é sinónimo mundial de sucesso nas corridas desde há muito. Por exemplo, os automóveis mais desportivos da BMW são assinalados com ‘M’ de Motosport desde 1972. O departamento de motos BMW Motorrad já introduziu a bem-sucedida sigla M nas motos em 2019 e, desde então, tem vindo a oferecer equipamento especial M e M Performance Parts. O protótipo M 1000 XR, no ano de aniversário dos “100 Anos da BMW Motorrad” – e dos quase 100 anos de tradição no desporto motorizado – revela um nível de desempenho até agora desconhecido neste segmento – o que justifica o famoso ‘M’ de M-Power!
Crossover com 200 CV e 223 kg!
O motor de quatro cilindros em linha com tecnologia ShiftCam e baixo peso proporciona a melhor performance do segmento. Na BMW S 1000 RR este motor com o ShiftCam para variar a distribuição e a elevação das válvulas é utilizado como base. Com uma potência do motor superior a 147 kW (200 cv), um peso vazio DIN de apenas 223 kg totalmente abastecida, e tecnologia de chassis, aerodinâmica e electrónica de controlo concebidas igualmente para uma utilização em estrada de alto desempenho, condução de longa distância e voltas rápidas nas pistas, a nova M XR abre dimensões dinâmicas de condução como uma moto crossover no segmento das motos desportivas anteriormente reservado às puras superbikes.
Uma maior redução de peso e uma dinâmica de condução ainda maior podem ser alcançadas com o Pacote de Competição M, que está disponível como um extra opcional de fábrica. A velocidade máxima do protótipo M XR, adivinhem?… 280 km/h!
Asas para se agarrar ao solo…
Com tamanha potência e velocidade é aqui que entra a necessidade das winglets (asas) para se poder conduzir com maior estabilidade e beneficiar de uma menor tendência para o ‘cavalinho’ e acelerar mais cedo graças à força aerodinâmica descendente. Para além da tecnologia de tracção e suspensão, a aerodinâmica foi também um item chave nas especificações para o desenvolvimento do protótipo M 1000 XR.
A nova M XR recebeu winglets com o objectivo de garantir uma estabilidade de condução superior. Servem, em particular, para conseguir o melhor contacto possível entre as rodas e a superfície da estrada – especialmente quando se acelera e a altas velocidades. A carga adicional sobre a roda dianteira contraria a tendência para o “wheelie” durante a aceleração, o sistema de controlo de tracção tem de regular menos, mais potência de tracção é convertida em aceleração e o condutor consegue um tempo de volta mais rápido. A posição de assento especificamente orientada para a roda dianteira garante um melhor controlo da moto, especialmente no modo supersport.
Nova referência das Sport-Touring…
Tal como a superbike M 1000 RR e a hyper-naked M 1000 R, a nova M 1000 XR inclui o travão M. Este foi desenvolvido directamente com base na experiência adquirida com os travões de corrida das máquinas de corrida de fábrica da BMW Motorrad no Campeonato do Mundo de Superbike. As pinças de travão M apresentam um revestimento anodizado azul em conjunto com o famoso logótipo M.
A BMW Motorrad publicará mais informações sobre a nova BMW M 1000 XR no segundo semestre de 2023.
0 comments