BMW R nineT ‘Cinturão Negro’
Há adoradores de motos europeias, japonesas, americanas, e também de motos chinesas, mas o que realmente importa são as motos que prevalecem na nossa memória e no horizonte infinito do motociclismo. Uma dessa motos, é a BMW R nineT, um modelo que já rola no mercado há nove anos e que é uma das ‘peças’ de personalização favoritas de customizadores em todo o mundo.
Na verdade, o que não faltam são peças disponíveis para a roadster alemã, desde kits personalizados completos a pequenos doohickeys, não há uma polegada da R nineT que não possa ser modificada de alguma forma.
Dotada com as mais recentes peças de personalização que existem no aftermarket, a Black Belt, ou em bom português ‘Cinturão Negro’, foi construída no Vietnam pela M-Racing Performance. Qualquer pessoa com uma carteira recheada o suficiente, pode customizar uma R nineT e deixá-la bonitinha, mas a questão importante é que tudo funcione na perfeição… E a M-Racing sabe fazê-lo! Este preparador com sede na cidade de Ho Chi Minh, tem como o seu principal negócio peças de motos de alta performance – mas também customizam motos.
A sua BMW R nineT personalizada parece compacta e ameaçadora, mas também é deliciosamente coesa. Não há nada de espalhafatoso nesta roadster de rua e musculosa e nenhuma, mas observando-a ao detalhe o que não lhe faltam são guloseimas.
Minimalista e funcional
O objetivo da M-Racing aqui era manter as coisas elegantes e mínimas. “Nunca é fácil alcançar o minimalismo e ainda manter todas as funções necessárias de uma moto”, diz o responsável da loja, Uy. “Felizmente, a R nineT é uma ótima tela em branco para começar. A importação de peças e acessórios leva meses e meses nesse sistema burocrático. Mas, finalmente, conseguimos todos os itens dessa longa lista de compras.”
O trabalho começou no cockpit com um novo conjunto de guiador Domino, preso por novos tirantes que empurram o guiador para mais alto e mais próximo do condutor. Foram aplicados componentes conhecidos como um acelerador Accossato, com controles de embraiagem e travão Brembo. Outros apetrechos incluem pequenos interruptores e espelhos da Motogadget, novos punhos e reservatórios de fluido CNC Racing.
A primeira grande mudança cosmética é o novo arranjo dos faróis da R nineT. A M-Racing fabricou uma coisa parecida com uma placa de matrícula quadrada e, em seguida, equipou-a com um par de faróis de LED da Diode Dynamics. Os indicadores de direção de LED da Motogadget, quase imperceptíveis, flanqueiam-no. Há ainda um painel digital do Motogadget atrás dele. A forquilha e as bainhas originais da BMW foram pintadas em preto e há um amortecedor de direção Öhlins escurecido para a tornar mais sexy.
O motor usa novas tampas de válvulas maquinadas em CNC do catálogo de pós-venda da BMW e um kit completo de substituição da caixa de ar da DNA Filters. Uma proteção Wunderlich protege o arrefecedor de óleo, enquanto uma bateria de íons de lítio fica embaixo do assento. O sistema de escape todo revestido de cerâmica preta vem da empresa italiana Zard.
No topo, encontramos um elegante subquadro traseiro de alumínio , proveniente de Le Motographe em França. É uma peça aparafusada que vem completa com uma lanterna traseira embutida e indicadores de direção. A Le Motographe também forneceu os estofos elegantes em couro e Alcântara. As tampas de fibra de carbono escondem os suportes de quadro prateados que ficam logo abaixo do assento da R nineT; a M-Racing também trocou as peseiras originais traseiras por um kit da Rizoma. As novas rodas da BMW são reconhecidamente um pouco audaciosas.
A M-Racing instalou um novo conjunto de aros Jonich, com um peculiar sistema de amarração na parte de trás que acomoda o braço oscilante de um lado da moto. “Levaram muito trabalho e tempo para nos entregarem, mas pelo que sabemos são o único par de rodas existente no Vientnam”, diz Uy. As rodas são envoltas em pneus Pirelli Scorpion Rally STR – que, apesar do nome, são pneus desportivos duplos. O back-end também ostenta um novo amortecedor K-Tech e uma cinta ajustável da AC-Schnitzer. Instalado no braço oscilante Paralever da BMW, foi projetado para adicionar estabilidade para melhor manuseio.
O golpe visual final é o depósito de combustível da BMW R nineT. A M-Racing tratou-o com uma pintura cinética em preto e branco e, em seguida, completou a coisa com uma tampa de combustível Le Motographe e emblemas castanhos. Quase todo o resto da moto tem acabamento em preto.
Conclusão: Existem muitas BMW R nineT customizadas por aí que provam que o dinheiro não compra bom gosto. Mas este não é o caso.
Fonte: M-Racing Performance / Bike Exif
0 comments