Capacetes 6D: Uma revolução em nome da segurança

By on 2 Junho, 2021

A 6D veio revolucionar o mercado de capacetes offroad, instalando um padrão de segurança nunca antes visto. O maior segredo está na nova tecnologia de suspensão omni-direcional (ODS) que reduz a transferência de energia para o cérebro, seja em  impactos baixos, médios e de alta velocidades, tanto lineares como angulares.

Uma tecnologia de suspensão omni-direcional foi aplicada no capacete, desenvolvido para reduzir drasticamente a transferência de energia ao cérebro em quedas de baixa, média e alta velocidade, tanto em choques lineares como angulares.

Os elastómetros que estão posicionados entre as duas camadas de EPS, absorvem o impacto da queda nos 6 eixos de movimento (daí o nome 6D). As propriedades elásticas dos elastómetros, combinadas com as suas formas únicas, fornecem um amortecimento progressivo, permitindo ao mesmo tempo que o forro EPS se desloque dentro do capacete, diminuindo assim o choque e força de impacto no cérebro.

O foco da 6D é simples: Desenvolver e melhorar o desenho dos capacetes para aumentar a proteção cerebral.

Com dois modelos disponíveis, o ATR-1 e ATR-2, os capacetes 6D tem 3 tamanhos de calota, fabricado num material tricomposito composto por Kevlar, fibra de carbono e Fibra, tem o certificado de Homologação DOT e ECE e os preços começam nos €499.00 PVPR com IVA

A tecnologia de suspensão omni-direcional

O revolucionário sistema patenteado Omni-Directional Suspension (ODS) da 6D, encarna um sistema totalmente ativo de suspensão no capacete e de gestão cinética de energia. O objectivo era simples; conceber um capacete que reduzisse a transferência de energia para o cérebro sobre uma gama muito mais vasta de exigências energéticas, incluindo impactos baixos, médios e de alta velocidades, tanto para acelerações lineares como angulares, 

O conjunto de dual-liner suspenso do 6D desloca-se omnidireccionalmente quando sujeito a impacto. Esta capacidade, proporciona um desempenho significativamente melhorado contra acelerações tanto lineares como angulares.

AMORTECEDOR DE ISOLAMENTO ELASTOMÉRICO

Este amortecedor é o coração e a alma da tecnologia exclusiva ODS do capacete 6D. Um conjunto de amortecedores trabalha em uníssono com os revestimentos duplos EPS para isolar a energia de impacto do cérebro. As propriedades elásticas dos amortecedores, combinadas com a sua forma única de “ampulheta”, proporcionam uma taxa de mola progressiva que gere acelerações baixas e médias, ao mesmo tempo que permite que o revestimento interno de EPS se desloque e cisne em espaço tridimensional dentro de si mesmo. Esta capacidade de suspensão omnidireccional proporciona ‘seis graus de liberdade’, que se tornou a inspiração para o nome da empresa ‘Capacetes 6D’.

ENERGIA DE ACELERAÇÃO ANGULAR

A aceleração angular é definida como a taxa de variação da velocidade angular ao longo do tempo. A aceleração angular é gerada a partir dos impactos do ângulo oblíquo na superfície do capacete, e é particularmente preocupante para a saúde e o bem-estar a longo prazo das pessoas. A comunidade médica concorda que a aceleração angular é uma causa primária de concussão (uma lesão cerebral traumática ligeira (MTBI)), e lesão cerebral traumática (TBI). Estes tipos de lesões ocorrem desde impactos oblíquos e são graves. O resultado deste tipo de impacto, e da subsequente transferência de energia para o cérebro, é o cisalhamento, rasgamento, compressão, e rotações do cérebro dentro do crânio.

Experiências conduzidas por David C. Viano, PhD. M.D. no Centro de Bio-Engenharia da Wayne State University confirmou que uma cabeça de manequim sustentou o mesmo grau de aceleração angular que a cabeça quando submetida a impactos idênticos. Então, se a aceleração angular é uma causa principal de concussão (ou pior), como é que o cérebro é protegido pelo design tradicional do capacete? Infelizmente, em relação à aceleração angular, não o é.

Os gráficos aqui apresentados identificam como a tecnologia de Suspensão Omni-Direccional patenteada da 6D reduz drasticamente a transferência da aceleração angular para a forma da cabeça durante um impacto de alta e baixa velocidade. Quando se pensa em termos de “menos é mais”, esta redução significativa na transferência de energia tem certamente de ser em benefício do atleta durante um evento de colisão. 

*(BAIXA VELOCIDADE) ACELERAÇÕES ANGULARES DE PICO DURANTE OS TESTES DE BIGORNA INCLINADA A 3M/SEG., FRENTE.

*(ALTA VELOCIDADE) ACELERAÇÕES ANGULARES DE PICO DURANTE OS TESTES DE BIGORNA INCLINADA A 6M/SEG., À ESQUERDA PARA A FRENTE.

Uma investigação médica recente, forneceu conclusões alarmantes sobre as causas, gravidade e efeitos a longo prazo das concussões. Sabemos agora que mesmo as concussões aparentemente menores, podem ter efeitos muito mais graves na saúde e bem-estar a longo prazo do próprio cérebro. Está bem documentado que as concussões podem ocorrer devido a impactos na gama inferior de 60 G’s** em homens adultos e podem ser dependentes da localização. Este valor é ainda menor nas mulheres e crianças.

Para satisfazer as altas velocidades de teste de certificação, os capacetes convencionais são simplesmente demasiado rígidos para absorver eficazmente a energia dos impactos a velocidades de impacto mais baixas. A grande maioria dos impactos no “mundo real” é o que qualificamos como impactos de “energia de baixo limiar” muito abaixo das velocidades de certificação de aprovação/falha, mas à velocidade necessária para suportar uma concussão ou lesão cerebral ou acima dela. Nesta área crítica da gestão de energia, o capacete 6D traz enormes benefícios quando comparado com os modelos tradicionais de capacete. O ODS patenteado da 6D começa a funcionar no instante em que qualquer força é aplicada à carapaça, tornando o capacete muito mais complacente e progressivo na maior percentagem de impactos de colisão do “mundo real”. 

DESEMPENHO SUPERIOR DE IMPACTO DE ALTA VELOCIDADE

Em toda a gama de velocidades de impacto, a tecnologia ODS supera consistentemente a concorrência.  Os engenheiros da 6D avaliaram meticulosamente o desenho do invólucro, a disposição do invólucro, a matriz do amortecedor, o damper durometer, e as densidades de EPS para fornecer a melhor matriz possível dos materiais para um desempenho superior na gestão do impacto. Nenhum outro sistema ou tecnologia é mais avançado tecnicamente, ou capaz de reduzir a transferência de energia para o cérebro.

É TUDO UMA QUESTÃO DE TEMPO…

O tempo até ao pico (TTP) é a medição do tempo (em milissegundos) é necessária a energia de um impacto para atingir a força G máxima (pico). O tempo de desaceleração é o componente mais benéfico para reduzir a gravidade e magnitude de qualquer impacto. Quanto mais tempo, menos grave será a transferência de energia. A tecnologia ODS exclusiva da 6D, na realidade mais do que duplica o TTP na maioria dos impactos abaixo dos 6 m/seg!  O bom d tudo isto é a redução significativa na transferência de energia que vem simplesmente com o tempo.

TESTES LABORATORIAIS INDEPENDENTES

Os resultados excepcionais dos testes com esta gama de capacetes ão os dados de teste reais gerados a partir de horas de teste do capacete 6D ATR-1 contra os capacetes actualmente certificados SNELL, ECE e DOT, numa instalação de teste de laboratório totalmente independente e de terceiros. A Dynamic Research, localizada em Torrance, na Califórnia, é reconhecida como líder em testes de capacetes, avaliação e é pioneira na medição e avaliação da energia de aceleração angular.

COMPARAÇÃO DO ODS COM NOVAS TECNOLOGIAS CONCORRENTES

Desde a introdução do capacete 6D que os fabricantes se têm mexido para responder à necessidade de melhorar o desempenho do capacete. Alguns têm feito melhor do que outros. O desafio para cada um deles é a forma natural da cabeça humana. A sua forma oval restringe o capacete de tosquia em relação ao crânio em dois dos três eixos primários X, Y e Z. Isto porque a superfície interna do forro do capacete se liga sob rotação com os 4 cantos do crânio numa direcção, e os ossos da bochecha e mandíbula na outra direcção.

MIPS: é um plano de corte simplista acoplado à superfície interior do forro do capacete e foi concebido para melhorar a quantidade de deslizamento que a sua cabeça tem naturalmente dentro do capacete.  Se a sua cabeça não pode mover-se dentro do capacete muito longe porque está bem ajustada (apertada), e a forma do crânio (como mencionado acima) condiciona naturalmente o seu movimento, então estes tipos de sistemas não podem fazer muito trabalho (a menos que esteja a esmagar o forro EPS numa queda de alta energia ao mesmo tempo). 
A tecnologia ODS da 6D foi concebida com o seu sistema de suspensão cisalhável ensanduichado entre dois revestimentos de espuma EPS que têm uma forma mais esférica, como uma bola e uma tomada. Esta posição de desenho superior permite 6 graus (6D) de deslocação em movimento livre durante um impacto, independentemente da forma da sua cabeça, ângulo de impacto, ou quão apertado o seu capacete encaixa!

Destaques

  • O sistema ODS desacopla a superfície exterior do capacete da cabeça do utilizador.
  • Os amortecedores de isolamento do sistema ODS são activados muito antes do EPS. Esta capacidade permite ao ODS atenuar as forças de impacto a velocidades de impacto variáveis, de todos os ângulos de impacto, tanto para a aceleração linear como angular.
  • ODS pelo seu desenho tem 6 graus (6D) de capacidade de deslocamento em movimento livre do revestimento interno em relação ao revestimento externo e é menos restrito pela forma da cabeça humana.
  • O ODS não é comprometido pelo ângulo de impacto em relação à superfície exterior do capacete. As tecnologias de cisalhamento simples são menos eficazes à medida que o ângulo de impacto se aproxima dos 90 graus.

“A nossa missão aqui no 6D é simples, melhorando o design do capacete para uma melhor protecção do cérebro. Continuaremos a inovar à medida que avançamos com cada uma das novas ofertas de produtos.”

IMPORTADOR: MOTONI

MAIS INFORMAÇÕES AQUI

LINK DO FABRICANTE: https://www.6dhelmets.com/

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments