Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Concept Peugeot SPx: Ciclomotor elétrico em tributo à lendária 103 SP

By on 11 Março, 2024

A marca do leão tenta revisitar a lendária 103 SP, construíndo o protótipo de um ciclomotor elétrico com quadro monocoque de alumínio.

Lançada em 1971, no meio de um período de convulsão social, revolução cultural e emancipação, a 103 SP acompanhou esta era de libertação geral, tornando-se mais do que um simples meio de transporte. Com o seu ciclomotor, a Peugeot conseguiu, de facto, deixar a sua marca em toda uma geração de jovens, abrindo-lhes as portas da mobilidade.

Meio século depois, a Peugeot 103 ainda goza de uma aura especial, inclusive através de todas as preparações e modificações mais ou menos artesanais que despoletou.

Ansiosa por se reconectar com seu passado glorioso, a Peugeot Motocycles aposta na 103 para reinterpretar o espírito de liberdade da época, mas adaptada aos dias de hoje através do projeto SPx , uma moto-concept com motorização elétrica.

Damien Basset, Diretor de Design da Peugeot Motocycles declarou a propósito do novo projeto: “A 103 representa o culminar da evolução do ciclomotor. Todos os aspectos, desde a concepção ao design e à ergonomia, foram focados na sua funcionalidade. Para muitos, representou a sua primeira moto, a primeira experiência de liberdade. Hoje, tornou-se um objeto de culto. Amanhã, o nosso objetivo é desenhar novas expressões de liberdade, preservando o prazer simples e a modernidade características da nossa marca.”

No entanto, a ligação com o passado não se encontra no lado estético, pois nos deparamos com uma pequena moto, com um design muito angular que lembra a nova linha geral da marca do leão. A Peugeot também optou por um design moderno baseado numa estrutura de alumínio e utilizando um mínimo de peças para reduzir ao máximo o peso.

Do lado técnico, além deste quadro monocoque, a Peugeot não entra em detalhes. No entanto, destacamos a utilização de um motor posicionado centralmente com transmissão por correia, travões de disco à frente e atrás, suspensão dianteira em paralelogramo e a presença de pneus Michelin City Grip nas jantes de 16 polegadas.

Algumas soluções são originais, mas permanecerão relevantes no futuro modelo produzido em série, assim como a autonomia esperada e o peso previsto que por enquanto ainda são um mistério.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments