CRF1000L África Twin 2018

By on 7 Novembro, 2017

A CRF1000L África Twin é conhecida por impressionar pelo  equilíbrio entre capacidade de utilização, postura e maneabilidade, na estrada e em todo-o-terreno

 A nova Honda  CRF1000L África Twin, conta com um motor  de dois cilindros paralelos de 1.000 cm³ e recebe inspiração nos motores de competição off-road da CRF250/450 fazendo uso de  cabeça com o mesmo design Unicam de quatro válvulas, para dimensões gerais muito compactas. O conjunto de válvulas é accionado por uma árvores de cames fundida e de baixo peso,fabricada no mesmo material que a da CBR1000R Fireblade, e cada câmara de combustão possui duas velas para inflamarem a mistura ar/combustível.

 A entrega de potência e binário é forte e linear e oferece respostas instantâneas em toda a gama de rotação e a  reduzida altura do motor contribui para a excelente altura ao solo CRF1000L Africa Twin, o que lhe atribui o estatuto de verdadeira moto de aventura.

 A caixa manual de seis velocidades e peso reduzido usa o mesmo design de mudanças por excêntrico da CRF250R/450R, assegurando desta forma eficazes passagens de caixa. A caixa está ainda equipada com uma embraiagem deslizante assistida.

 A ciclística da CRF1000L Africa Twin permite uma boa performance fora-de-estrada, conforto em viagem e agilidade para uma utilização diária numa opção  para as deslocações diárias de casa para o trabalho.

Em matéria de suspensão esta conta com uma forquilha invertida Showa de longo curso oferece afinação total e possui duas pinças Nissin de quatro êmbolos e montagem radial, com discos ondulados flutuantes de 310 mm. O amortecedor traseiro Showa possui afinação hidráulica da pré-carga da mola. Tal como a CRF450R Rally, a CRF1000L Africa Twin usa jantes de raios com medida de 21 polegadas e pneu 90/90-21 à frente e 18 polegadas e pneu 150/70-18 atrás.

Na frente da CRF1000L Africa Twin  sobressai o farol duplo que desta forma mantém a presença característica do modelo original. Já a aaltura do banco pode ser regulada em 20 mm, para 870 ou 850 mm.

Para que o sistema electrónico possa responder de forma eficaz a todas as situações de condução, tanto no alcatrão, como fora-de-estrada, o  HSTC (Honda Selectable Torque Control – Controlo de Binário Seleccionável Honda) oferece três níveis de controlo e é possível desligar o sistema ABS da roda traseira.

A CRF1000L África Twin vai estar disponível, como opção, com a Transmissão de Dupla Embraiagem (DCT) exclusiva da Honda que, graças à utilização de cárteres comuns, permite manter a mesma largura da versão equipada com transmissão manual.

 Este sistema possui um modo manual normal,  onde o condutor pode engrenar as mudanças através dos botões no punho esquerdo e dois modos automáticos.

A versão DCT da CRF1000L África Twin está totalmente preparada e equipada para ser usada em ambiente de aventura, com a funcionalidade off-road melhorada pelo interruptor G posicionado à direita do painel de instrumentos. O interruptor G proporciona uma melhor tracção e controlo da moto, em qualquer modo de condução.

Ficha técnica

Motor – Refrigeração por líquido, 4 tempos, 4 válvulas por cilindro, dois cilindros paralelos, cambota a 270° e sistema Unicam

Cilindrada -998 Cm3

Potência Máxima – 95CV (70 kW)/7.500 rpm (95/1/EC)

Binário Máximo – 99 N·m/6.000 rpm (95/1/EC)

Depósito de Combustível – 24,2 litros

Embraiagem – MT: Húmida, multi-discos com molas helicoidais, assistente à árvore de cames em alumínio e embraiagem deslizante DCT: Multidiscos banhados em óleo

Caixa de Velocidades – Engrenagem constante, 6 velocidades manual/6 velocidades DCT, com modos de condução em estrada e em fora-de-estrada

Transmissão Final – Corrente selada por O-rings

Quadro – Quadro com formato semi-duplo berço em aço, com sub-quadro traseiro também em aço

Dimensões – 2.340 x 930 x 1.570

Altura do Assento – 900/920mm

Peso em ordem de Marcha – 243 kg (ABS), 253kg (DCT)

Suspensão frente – Forquilha telescópica invertida Showa de 45 mm, tipo cartucho, com ajuste de pré-carga em extensão e compressão. Curso de 230mm.

Suspensão traseira – Braço oscilante monobloco, em alumínio fundido com amortecedor traseiro e reservatório de gás separado. Possibilidade de ajuste em extensão e compressão. 220 mm de curso de eixo

Pneu Frente – 90/90-21 com câmara-de-ar

Pneu traseiro – 150/70-18 com câmara-de-ar

Travão frente – Dois discos flutuantes de 310mm, cubo radial e pinças de 4 êmbolos e pastilhas em material sinterizado

Travão traseiro – Um disco flutuante de 256mm com uma pinça de 1 êmbolo e pastilhas em material sinterizado. Na versão DCT, também com Sistema de Travão de Estacionamento por Bloqueio da Manete com pinça adicional lateral de 1 êmbolo

 

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments