Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Designers – Yuta Endo, o criador da nova Suzuki GSX-8S

By on 16 Outubro, 2023

Yuta Endo, designer da Suzuki GSX-8S, discute o processo de desenvolvimento do modelo, fundamentado em duas premissas centrais: funcionalidade e beleza.

Numa entrevista promovida pelos colegas da Motoinfo, Yuta Endo, o designer por trás da Suzuki GSX-8S, compartilhou insights sobre o processo de desenvolvimento do modelo, enfatizando o ênfase colocado na funcionalidade e estética.

Tudo começou no dia 24 de março de 2023, altura em que o fabricante de Hamamatsu revelou a “GSX-8S”, o seu novo modelo desportivo de estrada com uma cilindrada de 775cc. A moto segue o legado da GSX-S1000, apresentando um motor e quadro recém-desenvolvidos, juntamente com um estilo dinâmico. Este lançamento tem chamado a atenção como um modelo de próxima geração dentro da gama de motos da empresa japonesa.

Porque surgiu um conceito tão vanguardista? Que tipo de designer e que tipo de intenção teve este design?

“Como talvez já saiba, na Europa ainda há uma grande procura por motos da categoria média, incluindo iniciantes e mulheres, que não confiam totalmente na sua força física”, explicou Yuta Endo. “A nossa empresa teve modelos como a SV650 e a GSX-S750 (atualmente descontinuada), mas o controle acessível não se limita apenas a dominar a pilotagem de motos, mas também a desfrutar delas, como é o caso do modelo de 1000cc.”

“Nós acreditamos que todos, desde motociclistas iniciantes até veteranos, incluindo aqueles que estão progredindo da classe atual de 250cc (GSX250R e Gixxer), podem contar com esta moto para oferecer versatilidade ao pilotar, desde o uso diário até longas viagens”, afirmou Yuta Endo. “A ideia por trás disso é lançar um modelo que possa ser apreciado globalmente. Para isso, tomamos a iniciativa de incluir recursos semelhantes aos encontrados nos principais modelos, como modos de condução ajustáveis, controle de tração e um painel de medidores LCD completo.”

Beleza funcional

No processo de desenvolvimento da naked GSX-8S, que pela primeira vez em muito tempo possui um motor e quadro recém-projetados para a Suzuki, que tipo de palavra conceitual foi necessária para alinhar a direção do reconhecimento com os membros?

“O lema do conceito de design da GSX-8S é ‘Um ícone para uma nova era de beleza funcional’. Esta é uma expressão da forte vontade da equipa de desenvolvimento, que pretendia alcançar um elevado nível de fusão entre a beleza do exterior e a funcionalidade que compõe o próprio desempenho da moto, e torná-la num símbolo de beleza funcional adequado para uma nova era”.

Ainda me lembro bastante de ter ficado entusiasmado com este projeto na época, não apenas porque me permitiu assumir novos desafios como designer, mas também por causa da amplitude de escopo e da liberdade que pude assumir. Se pensarem bem, a Suzuki introduziu muitos modelos que marcaram época no passado e já foram notícia muitas vezes. A introdução de modelos desafiadores como a “KATANA” e “RG250R (Gamma)” na década de 1980, da “Bandit” e “Hayabusa” na década de 1990 é resultado da cultura corporativa da Suzuki de estar sempre aberta a desafios.”

Que palavras-chave utilizou ao prosseguir com o design baseado no conceito do modelo?

“Havia três palavras-chave. A primeira é a “estrutura visual ”. Por outras palavras, ao conceber peças funcionais como elementos do exterior da moto, ambicionámos deliberadamente a beleza da moto, expondo-a e não cobrindo-a com coisas como carenagens. Além disso, o motor e a estrutura foram projetados para serem bonitos como elementos externos, e as peças de rigging (tampas que escondem as peças elétricas, etc.) foram projetadas para serem o mais compactas possíveis. O segundo é “Nova Era” . Em outras palavras, para criar uma nova era, projetamos algo novo como nunca antes. O terceiro é “ícone” . Em vez de criar uma aparência focada apenas na funcionalidade, estávamos conscientes de criar um design atraente como um “lindo bloco = ícone” como um todo. Desde os estágios iniciais de desenvolvimento, os membros do desenvolvimento faziam apresentações uns aos outros em suas acomodações em viagens de negócios, usando imagens e esboços para compartilhar a direção que almejavam. Como resultado, conseguimos que todos os membros, incluindo engenheiros, planejadores e pessoal de vendas, convergissem na mesma direção num estágio relativamente inicial“.

Concept Recursion

O primeiro trabalho de design de Endo foi o concept Recursion. Era uma máquina de última geração baseada no conceito de uma roadster compacta, que buscava a diversão de pilotagem, equipada com um motor de dois cilindros em linha refrigerado a água de 588cc e turbo.

Como designer, Endo tem experiência em trabalhar com modelos muito desafiadores, mas a razão pela qual ele conseguiu manter a calma, mesmo em projetos desafiadores que exigiam ideias extremamente criativas, é devido à sua experiência como estudante.

Endo, que tem as habilidades necessárias para construir suas próprias motos originais, adquiriu uma Hayabusa logo após ingressar na Suzuki e fez muitas viagens longas, principalmente em Tohoku. Agora tem uma GSX-8S, que ele mesmo foi responsável pelo design, e continua a verificar, verificando-a do ponto de vista do piloto, para ver se o conceito que ele almejava, desde o uso diário até as viagens, está alcançando para os clientes.

Yuta Endo tem uma vasta experiência, não só trabalhando no Japão, mas também em Turim (Itália) onde passou três anos. Ele projetou a Suzuki Recursion, protótipo que foi apresentado no Salão de Tóquio de 2013, e do qual a GSX-8S tira algumas ideias. Por fim, perguntaram-lhe como ele achava que a revolução digital em geral e a inteligência artificial (IA) em particular iriam influenciar o design das motos.

“Acho que do ponto de vista de um designer, não importa como a tecnologia digital se desenvolverá no futuro. Isso significará ter mais ferramentas e mais possibilidades de diversão. O design continuará a ser algo que o ser humano criará a partir da pergunta: o que eu quero fazer? Acho que será difícil para a IA superar a criatividade humana”, concluiu Yuta Endo.

Fonte: Motoinfo

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments