EICMA 2024: Aprilia Tuono V4 Factory aumenta a potência máxima para 180 cv
Entre as muitas novidades da Aprilia na EICMA, não podia faltar a nova Tuono V4, nas versões standard e Factory. As actualizações são significativas, pensadas para a diversão e performance.
O motor V4 de 65°, homologado Euro 5+, monta corpos de borboleta de 52 mm sobredimensionados e aumenta de 1077 para 1099 cc com a potência máxima a aumentar de 175 para 180 cv às 11.800 rpm. A aerodinâmica, redesenhada a pensar no desempenho e na proteção do condutor, inclui um novo perfil de asa dianteira de dupla superfície, que permite uma carga vertical de 2,5 kg a 250 km/h.
As laterais e a traseira são novas, a dissipação de calor é melhorada e um novo conjunto de luzes traseiras integrado no suporte da matrícula acelera a desmontagem. Os blocos do guiador são retroiluminados, os gráficos do painel de instrumentos TFT de 5” foram renovados e a bateria de lítio ajuda a manter o peso baixo.
A eletrónica foi completamente renovada e introduziu uma nova secção preditiva do algoritmo que permite antecipar a intervenção dos comandos, com base nos dados recolhidos pela plataforma inercial de 6 eixos. Confirmados estão o acelerador eletrónico Ride-By-Wire, três Riding Modes e outros tantos níveis de ABS Cornering, para além dos múltiplos controlos que compõem o APRC (Aprilia Performance Ride Control).
Os pacotes de controlo, a serem adquiridos separadamente se necessário, fazem a sua estreia, dois dos quais de série na Factory e pagos na standard (Track Pack e Comfort Pack) e um disponível apenas na Factory (Race Pack), dedicado à pista. O Race Pack permite ao piloto mapear o circuito curva a curva e definir a ação dos comandos e da suspensão Ohlins EC 2.0 de acordo com as escolhas feitas antes de entrar em pista.
Esta é uma funcionalidade que estava reservada às motos de competição.
Imagem:https://www.eicma.it
0 comments