Como escolher o melhor pneu para a tua moto de Todo o Terreno
De acordo com o tipo de utilização que pretendes dar e as características da tua moto, existirá o pneu ideal que deves montar. Vamos dar-te aqui alguns conselhos nesse sentido.
A primeira consideração que deves ter em conta é de facto que utilização pretendes dar à tua mota, se é exclusivamente fora de estrada ou se haverá também uma utilização em alcatrão. Não te esqueças que ao circular na via pública vais ser obrigado a ter a tua moto totalmente legal… matriculada, piscas, faróis, refletores, seguro, etc… caso contrário correrás o risco de ser autuado.
A homologação dos pneus é também um pormenor a considerar. Os pneus homologados para Enduro denominam-se pneus FIM. Têm identificação DOT e selo ECE da União Europeia. A altura dos tacos dos pneus não deverão ultrapassar os 13 cm. Também o desenho dos tacos é especial para Enduro e ao contrário dos pneus de Cross, não são tão abrasivos no terreno.
Na banda lateral do pneu existem também uma série de siglas que definem se o pneu se destina apenas à competição. E também NHU ou NHS ( não apropriados para auto-estrada ) .
Pneus para Motos Trail
Estes pneus, ditos mistos, são indicados para motos trail e para uma utilização em Todo o Terreno ligeiro e Estrada também. Não são por isso pneus para uso exclusivo em Todo Terreno, pelo que terão as suas limitações, mas são excelentes e garantem segurança e aderência em grandes estradões de terra e percursos de TT soft. Num artigo anterior já bordámos esta classe de pneus e tens pneus mistos para todo tipo de circunstâncias com mais o menos percursos de terra ou asfalto.
Pneus para Enduros e Raids
São pneus que derivam directamente do Motocross mas com um perfil mais baixo para que não sejam tão agressivos nos caminhos por onde passarás. Com este tipo de pneus deverás ter mais atenção em estrada sobretudo se estiver molhada. São pneus com boa resistência ao desgaste, com boa aderência em terra e que asseguram uma travagem em segurança mesmo em terra solta ou lama. As versões mais orientadas para os Raids são ainda mais resistentes e têm um composto de borracha de maior dureza. Os pneus de Enduro podem ter várias graduações consoante a dureza da borracha, podenso ser macios, médios ou duros.
Pneus de Motocross
Normalmente são pneus exclusivamente para utilização em competição e em circuitos fechados de motocross. É desaconselhada a sua utilização em estrada devido à sua falta de aderência em piso asfaltado e em caminhos de todo terreno pois os tacos ou pitons são normalmente mais altos e mais agressivos para os terrenos. Neste caso há que considerar a separação dos tacos, pois conforme a maior ou menor separação os pneus serão mais indicados para um ou outro tipo de superfície. Existem também em diferentes compostos de borracha, desde macio, a misto macio , misto duro e duro. Em geral a sua borracha é sempre algo mais dura que a dos pneus de enduro, razão pela qual muitos adeptos do enduro também os utilizam. De qualquer forma esta regra não se aplica sempre já que por exemplo um pneu de Motocross para areia usado em Enduro durará muito pouco.
Uso de Câmara de Ar, Tubeless ou Mousse
Em regra geral todas as motas de Todo oTerreno levam normalmente Câmara de Ar. A pressão normalmente utilizada é baixa e entre os 13 e os 18 psi. No Enduro e nos Raids no entanto o que é mais normal utilizar são as Mousses pois ao serem compostas de um gel indestrutível evitam furos e aguentam impactos violentos nas jantes. As mousses têm também um prazo de duração e deverão ser substituídas de acordo com o seu estado e desgaste. As mousses têm um senão que é obviamente o seu preço alto, quase o de um pneu.
Conselhos da Megan Griffiths de como instalar uma Mousse
0 comments