A Honda celebrou os 100 Milhões de unidades produzidas da sua icônica moto Super CUB
A Honda anunciou no passado dia 19 de outubro que atingiu à data a produção de 100 Milhões de unidades da gama Super Cub , tendo organizado uma cerimónia de comemoração na sua fábrica de Kumamoto, onde precisamente as Super Cub são produzidas no Japão.
A produção em série da Honda SuperCub 100 começou em Agosto de 1958 na fábrica de Yamato. Em 1961 seguindo a política da Honda de que pretende produzir motos o mais perto possível dos seus principais mercados a Super Cub começou a ser produzida também em Taiwan utilizando peças fabricadas no Japão. Actualmente a Honda produz a Super Cub em 16 fábricas distintas espalhadas por 15 países diferentes em todo o mundo.
A Super Cub começou a ser produzida em 1958, numa época em que os motores a dois tempos eram os mais adoptados. No entanto a Super Cub adoptou desde início um motor revolucionário a 4 tempos com 50cc , muito económico e fiável.
A Super Cub usufruía também de um desenho único e muito imaginativo, com uma plataforma inferior baixa que facilitava entrar e sair na moto, uma embraiagem centrifuga que facilitava a utilização da caixa sem uso de embraiagem, uma proteção de joelhos ampla e que protegia do pó e da chuva e até mesmo de impactos.
Em 2007 a Super Cub passou a incluir injecção electrónica passando a ter consumos ainda mais económicos e a ser mais responsável do ponto de vista ambiental. A Honda Super Cub continuou a evoluir e a adpatar-se em função dos mercados às necessidades específicas dos seus utilizadores. Sendo que neste momento continua a ser um enorme sucesso em mais de 160 países. Em 2018 a Honda celebra o seu aniversário e renova o compromisso de continuar a desenvolver productos que façam felizes os seus clientes em todo o mundo.
Para celebrar esta data histórica a Honda anunciou 2 novos modelos da Honda Super CUB com duas motorizações distintas: A Honda Super Cub 50cc e 110cc e a Honda Super Cub Pro também de 50cc e 110cc.
As versões Pro são equipadas com grandes cestos na dianteira da moto e porta bagagens na traseira para transporte de todo tipo de items. A produção destes modelos deixou de ser realizada na China e passou para a fábrica de Kumamoto no Japão.
O design das Super Cub 50 e 110 foi ligeiramente revisto e as suas linhas suavizadas. As proteções laterais de pernas são desmontáveis mas a sua utilização protege a moto e o piloto e garante maior longevidade e conforto na sua utilização. As luzes LED passaram a ser standard e o farol dianteiro redondo está montado num compacto guiador. A palete de cores disponiveis é variadíssima e existem para todos os gostos desde o Amarelo pérola , ao Beije virgem ao Verde metálico da tasmânia e ao Azul Denim metálico. As versões Pro ( de profissionais ) estão disponíveis numa cor mais “empresarial” que é a Seychelles Night Blue.
É obvio que a Honda quis manter a tradição das linhas da Super Cub apesar dos melhoramentos realizados. A Super Cub em termos de mobilidade é a moto que todos deveríamos ter nas nossas garagens, fácil, económica, fiável, prática, enfim uma moto para toda a família e para todas as situações. Será que vai chegar ao mercado nacional e europeu ? e uma versão eléctrica ?
0 comments