Juan Noguerol lidera o FIM Touring World Challenge com a Ducati Multistrada V4 Rally

By on 29 Setembro, 2023

Tudo começou a partir da sua vitória no Campeonato de Espanha Adventure 2022 que deu início à sua colaboração com a Ducati. Numa reunião demorada, foi colocada a possibilidade do aventureiro galego disputar o TWC (Touring World Challenge) 2023 com a nova Multistrada V4 Rally. Noguerol aceitou de pronto o desafio com a paixão e sede pelo turismo de aventura que o caracteriza.

A sua aventura no Campeonto do Mundo Touring (TWC) começou em meados de fevereiro na América do Sul, Chile e Argentina, para posteriormente se deslocar para o México e para a Baixa Califórnia, sem poder se deslocar aos EUA por problemas médicos que o obrigaram a regressar à Espanha.

Ao regressar a Espanha 2020, apresentou-se no Xtreme Challenge no circuito de Jerez num dos melhores eventos do Touring realizado em nosso país, e depois de um mês de baixa por ter que sido submetido a uma intervenção circurgica, começou o périplo pelo Velho Continente. Andorra, França, Itália, Áustria, Eslováquia, Eslovénia, Croácia, Montenegro, Sérvia, Kosovo, Macedónia, Albânia… e especialmente Suíça e Grécia onde Noguerol voltou a demonstrar o que bem sabe fazer em cima da moto, classificando-se no primeiro lugar, com destaque em todas as provas que tinha especiais cronometradas.

Líder mundial desde a primeira tentativa, Juan Noguerol  registou sucessos importantes como o recorde absoluto nas 20.000 Lieux Sur les Mer (Suiza), onde registrou mais de 31.000 metros de desnivel em 20 horas de moto. Manejou às mil maravilhas e fez valer a sua experiência nos testes de orientação, localização e regularidade, e estece brilhante nas especiais como demonstrou no Rally FIM, diante os quase 1.000 participantes presentes, como uma temperatura sufocante abaixo dos 45 graus .

O TWC (Touring World Challenge) 2023 resulta especialmente difícil nesta temporada passando por calores extremos como os vívidos no Chile, México ou Espanha, nas chuvas torrenciais de Portugal, ou no recente “Dana” na Andaluzia e nos sufridas nas inundações da Emília‐Romanha (Itália). De fato, foi o único piloto que completou absolutamente todas as especiais, todas as etapas com todos os waypoints e pontos de passo completos de todas as tentativas do mundo, onde se destaca o Portugal Lés a Lés, sendo um dos apenas 30 participantes – de um total de 2.570 – que superaram o Check Point 9 e 11.

Líder destacado na classificação do TWC 2023, Noguerol mostra-se especialmente prudente e muito cauteloso em relação a poder renovar um novo título mundial:

“Ainda há um longo caminho a percorrer no Campeonato do Mundo, muitas horas na moto, tanto na Europa como em África (Egipto e Tunísia)”, diz Juan Noguerol.  “No ano passado, na nossa querida Volta à Galiza, testemunhámos como se pode perder um campeonato devido a uma avaria da moto na última etapa e, além disso, a alteração dos regulamentos para esta época não me convence. Só espero que o título não seja decidido nos gabinetes e que seja ganho nas estradas e nas etapas especiais… Que seja realmente justo”.

“Um Campeonato do Mundo como este de 2023, com 14 corridas, mais os eventos de patrocinadores onde visitámos tantos países e estaremos em 4 continentes diferentes seria inviável sem a ajuda e apoio dos meus parceiros, como a Ducati Iberia por me dar duas motos e confiar em mim; e especialmente os meus patrocinadores pessoais que estão comigo desde 2018: Como a SPIDI Itália, que confiou em mim como seu embaixador global por tantos anos. À HJC Helmets, especialmente à sua delegação ibérica (Poiexiss Globus) onde me tratam sempre como se estivesse em casa e o facto de isto ser feito pelo fabricante de capacetes nº 1 do mundo é um privilégio. O mesmo se aplica à Dunlop Iberia e, claro, à Rodamoto, o primeiro distribuidor mundial de pneus para motociclos, que também é da minha terra natal e que se esforça muito quando preciso de pneus novos, onde quer que seja e em tempo recorde. E, claro, a SISCOM e os meus colegas da J1 Studios que conseguem sempre tirar o melhor de mim… Mesmo quando a minha motivação está a zero”. Concluiu.

@juan_noguerol

https://www.instagram.com/p/BsbV5yJhOlC/

https://www.instagram.com/p/CwvTuC2o9k1/

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments