Kawasaki H2 SX: A primeira moto a hidrogénio à venda em 2030
A Kawasaki propõe o ano de 2030 como data marcada para a comercialização dos seus primeiros modelos equipados com motor a hidrogénio.
A marca japonesa aproveitou um evento corporativo para fazer a apresentação mundial do seu novo modelo, a Kawasaki H2 SX com motor a hidrogénio, além de discutir diversos assuntos importantes relacionados com a empresa. Tratou-se de uma estreia mundial que dá o toque final a vários anos de desenvolvimento deste tipo de tecnologia, embora a própria marca avise que isto é apenas o começo.
De facto, a marca define o ano de 2030 como o momento chave em que deverá começar a comercialização da sua gama de modelos movidos a motores movidos a hidrogénio. Devemos lembrar que foi em novembro de 2021 quando a Kawasaki Heavy Industries juntamente com a Subaru, Toyota, Mazda e Yamaha Motors iniciaram esta aventura.
Graças aos nossos colegas da Webike vimos as primeiras imagens desta H2 SX com hidrogénio, e nela podemos destacar aspectos como o seu farol em forma de H, simulando o símbolo que a nomeia, assim como os depósitos laterais onde esse elemento químico seria alojado para alimentar o conhecido motor da H2 SX. É evidente que o funcionamento final não ficaria muito distante de uma unidade padrão do modelo, por isso utiliza um sistema de escape convencional.
Nas palavras do presidente da empresa, o mesmo garantiu que começarão os primeiros testes dinâmicos desta H2 SX com motor a hidrogénio no início do ano. Lembramos que no EICMA 2022 a marca mostrou o modelo em imagens e diversos vídeos renderizados do modelo.
O que foi apresentado nesta convenção foi uma moto totalmente funcional, não um modelo de exposição. Na verdade, um dos carros participantes do próximo Rally Dakar 2024 vai estrear este mesmo motor no exigente teste offroad.
A empresa também revelou um novo motor de seis cilindros, desenvolvido a partir da unidade que equipou a icónica Z1300 de 1978. A Kawasaki usou esta configuração mecânica pela primeira vez na H2R. Este novo motor terá inicialmente uso aeronáutico e no futuro a médio prazo também utilizará tecnologia de hidrogénio. A Kawasaki pretende oferecer uma gama alimentada por motores movidos a hidrogénio a partir do ano 2030.
0 comments