KTM 890 SMT 2023: A nova ‘arma’ para o Supermoto e não só…
Imagine a melhor ‘arma’ para o Supermoto, mas também uma moto que possui uma série de recursos técnicos e acréscimos necessários para capacidades de turismo. Falamos da nova KTM 890 SMT hoje apresentada, baseada na 890 Adventure, ou o que a marca austríaca designa como SuperMoto Tourer.
A gama de motos KTM continua a expandir-se ano após ano para cobrir mais segmentos de mercado. Mas, entre a sua roadster 890 Duke e a sua trail 890 Adventure, o fabricante de Mattighoffen não oferecia até então, nenhum modelo de estrada voltado para o turismo desportivo, como é o caso do que acontece na maior cilindrada com a 1290 Super Duke GT com um perfil muito desportivo.
Essa lacuna está agora preenchida, pois o fabricante austríaco acaba de apresentar oficialmente a 890 SMT, pondo fim aos rumores de longa data.
Esta gama nasceu em 2009, quando a KTM decidiu criar uma variante da sua grande supermotard 990 SM num modelo igualmente animado, mas um pouco mais estradista com a 990 SM-T . A SuperMotard Tourer, apresentou-se como uma máquina divertida com proteção e um pouco de conforto, sendo retirada das linhas de produção em 2014. Uma década depois, cá está ela de volta, com a 890 SMT.
A estradista Supermotard emprega o bicilindrico paralelo LC8c de 889 cc na configuração da 890 Adventure, ou seja, entregando 105 cv e 100 Nm de binário. Por outro lado, a 890 SMT conta com espírito desportivo, e por isso mesmo, não surpreende que a KTM tenha requisitado os serviços do ex-ás da AMA Superbike e Supermoto, Chris Fillmore, para mostrar o potencial e os limites da 890 SMT.
O americano, e vencedor de Pikes Peak, acelerou a nova Supermoto-touring ao longo de uma subida da montanha da Sardenha para mostrar aos fãs e à indústria de motos o que estavam a perder sem esta moto.
Fillmore contou com o motor paralelo LC8c de 889 cc com super binário e 105 cv de potência a 8.000 rpm para fazer as curvas deliciosas da Sardenha. O motor é a mesma plataforma por trás das estatísticas e resultados invejáveis do modelo KTM 890 ADVENTURE R e variações: com um aumento de 20% na massa rotativa sobre a plataforma KTM 790, proporcionando estabilidade e segurança nas curvas, o controle de batida. Os corpos de aceleração Dell’Orto garantem um impulso ideal, enquanto o consumo de combustível do depósito de 15,8 litros é fantasticamente baixo, de 4,6 litros/100 km. A KTM 890 SMT é tão feliz em baixas rotações quanto em marchas mais altas; na verdade, Fillmore usou toda a gama do motor da KTM 790 DUKE para vencer o seu segundo recorde de subida em Pikes Peak no Colorado.
O próprio depósito desempenha um papel importante na ergonomia e foi reduzido e projetado especificamente para a KTM 890 SMT. A nova forma do depósito desliza o motociclista ainda mais “para dentro” da moto com uma área de contato ampla e confortável, mas ainda compacta o suficiente para movimentos livres e fluidos (auxiliado pelo assento em forma de Supermoto de peça única com 860 mm de altura). O pára-brisas fumado e otimizado para aerodinâmica é colocado logo acima do conceito de guarda-lamas duplo com uma proteção contra respingos nas bainhas da forquilha.
Em termos de quadro, a KTM 890 SMT possui uma estrutura de aço CroMo com uma geometria mais compacta que imita as KTM ADVENTUREs. A estrutura é tipicamente leve e soberbamente ágil em movimento, mas também garante uma estabilidade feroz quanto mais rápido o piloto empurra. O amortecedor tem um ângulo ainda maior para reduzir a altura do assento e acomodar o braço oscilante mais longo, contribuindo para uma posição do piloto inclinada para a frente, bem como mais estabilidade em linha reta.
Sentir a KTM 890 SMT em movimento é uma experiência privilegiada: muito ágil e responsiva. A suspensão WP APEX (forquilha invertida de cartucho aberto de 43 mm a 180 mm de curso e o mesmo para o amortecedor) é totalmente ajustável e complementa as rodas de 17”. Os pneus Michelin PowerGP fornecem aderência mais do que suficiente para o asfalto mais liso e foram especialmente selecionados por suas especificações e adequação às demandas da KTM 890 SMT. O painel TFT de última geração de 5 ”é feito de vidro mineral opticamente ligado e é resistente a arranhões e brilho e totalmente personalizável, divulgando o sistema de menu infográfico fácil de usar para preferências de configuração.
A moto pode ser moldada ainda mais. Os três modos de condução padrão (RAIN, STREET, SPORT) podem ser expandidos por uma configuração TRACK opcional que permite ao piloto alternar diferentes quantidades de modos de aceleração e controle de tração em 10 níveis. O Controle de Tração da Moto em Curva (MTC) é um importante recurso de segurança sensível à inclinação e ao comportamento da moto em inclinação. É possível escolher seis posições diferentes do guiador e não faltam travões poderosos, com pinças de quatro pistões girando num disco dianteiro de 320 mm e pinças de pistão duplo de 260 mm na traseira. Colocando esse poder de paragem em ação emprega-se o Cornering ABS e Supermoto ABS; colocando ambas as provisões tecnicamente avançadas na mistura para um excelente perfil de segurança.
Mais complementos incluem os punhos aquecidos e a chance de adicionar o Motor Slip Regulation (MSR, ideal para melhor controle em situações de baixa aderência e para reduções rápidas) ao pacote de software. QUICKSHIFTER+ e Cruise Control são opcionais e estão prontos para uso com um processo de ativação simples. Uma boa conectividade com a moto significa acesso total às possibilidades de navegação, e as vantagens do KTMconnect App incluem (assistência na estrada, manuais do proprietário, livro de serviço digital para serviço e manutenção).
Visitando um revendedor autorizado da KTM a partir de abril de 2023 pode encomendar ou colocar logo as suas luvas sobre a nova KTM 890 SMT.
Proposta numa única cor preta com toques de branco e laranja, a KTM 890 SMT será colocada à venda por um preço 14.599 euros, que é exatamente o mesmo preço da 890 Adventure 2023.
0 comments