Macna Domus & Hotvest “That’s what we call Riding Gear”

By on 10 Julho, 2016

 

Assumindo-se como um grupo de motociclistas que gosta de pensar de uma forma diferente, e onde os designers projectam os seus produtos não de uma secretária mas sim do banco da moto, a Macna pretende oferecer produtos funcionais, práticos e seguros.

A Versatilidade

O equipamento de moto equipara-se cada vez mais com os telemóveis, verdadeiros canivetes suíços com aplicações que extrapolam em muito a funcionalidade para os quais foram criados inicialmente. Longe vão os tempos em que um blusão de moto era apenas um casaco um pouco mais resistente que nos protegeria em caso de queda. Quando chovia ensopavam, por vezes usavam-se jornais por dentro para proteger do frio cortante e as protecções limitavam-se a umas esponjas cosidas por dentro do cabedal. Assim eram os casacos para andar de moto há um par de décadas atrás.

Actualmente a diversidade de modelos que nos são propostos pelos vários fabricantes permitem-nos ter um blusão adequado a uma série de situações e com aplicações tão variadas que eram impensáveis há uns anos e que aos motociclistas mais antigos parecem verdadeiros luxos.

O Casaco

O Macna Domus é um casaco enquadrado pelo fabricante na linha City/Tour adequado a uma utilização durante todo o ano uma vez que é à prova de água. O seu aspecto é extremamente discreto, com painéis de cor completo sem muitos elementos reflectivos ou identificativos da marca ou modelo. Disponível em duas cores, preto ou castanho-escuro, é o que se pode caracterizar como um casaco extremamente discreto, com um corte clássico e com alguns elementos que lhe dão conforto e versatilidade acrescida.

Em primeiro lugar, e será umas das primeiras características a saltar à vista, o capuz que sendo amovível e à prova de agua, nos permite proteger da chuva quando tiramos o capacete e nos temos que deslocar de um lado para o outro. E se pensa que o capuz irá ser incomodo quando anda na moto porque irá oferecer resistência ao vento, desengane-se porque tem um sistema de fixação nas costas através do deslizamento de uma fita por uma calha, o que contrariamente a uma convencional mola permite uma maior resistência ao vento. Simples e muito bem idealizado.

Um segundo factor a conferir-lhe uma usabilidade acrescida e um nível de conforto ímpar é o forro. Na realidade o forro é muito mais do que um forro, sendo antes um segundo Blusão semelhante aos casacos de penas extremamente leves e confortáveis tão em voga nos últimos anos. O que este Blusão nos permite é chegar a qualquer lado e rapidamente tirar o casaco de fora e ficar com um Blusão muito leve, quente e confortável com um corte justo e muito actual. Uma vez mais este Blusão prima pela discrição e simplicidade sem motivos identificadores, podendo ser usado de uma forma convencional sem que ninguém se aperceba que se trata de equipamento de moto. O interior do forro em azul confere-lhe um ar muito actual capaz de agradar mesmo aos mais arrojados.

Domus_101_V

O casaco exterior tem protecções da Knox nos ombros e cotovelos estando ainda preparado para aceitar uma protecção nas costas. Um aspecto interessante em relação à forma como as protecções dos cotovelos estão colocadas prende-se com o facto de a inserção das mesmas ser efectuada por fora do casaco e não por dentro do forro, o que permite um acesso muito mais fácil.

Na zona do peito encontrará 4 bolsos, tendo um deles um rápido fecho à prova de água em borracha. De acordo com o fabricante a impermeabilidade está garantida mesmo em condições extremas.

Para além de todos estes detalhes há ainda um que trás este Macna Domus para um outro nível de sofisticação, a hipótese de colocar por dentro um Hotvest da própria Macna que não é mais do que um mini colete que é fixo por velcros em zonas previamente definidas e que permite aquecer a zona dos ombros, costas e peito. Este colete funciona a bateria e permite a regulação da temperatura em 4 níveis entre os 32 e 57ºC. A bateria, que é carregada com um carregador próprio, garante uma autonomia entre duas horas e meia e dez horas, dependendo da temperatura que seleccionar. O Hotvest é proposto pela Macna como um acessório e pode ser usado em todos os casacos da marca que estejam preparados para acomodar este sistema através dos já referidos velcros.

A conclusão

Pela versatilidade e nível de conforto conseguido, pela discrição e qualidade aparente do produto, um casaco a ter em linha de conta para quem procura equipamento para o Outono/inverno que teima em não nos deixar e que certamente será útil não só na utilização citadina pelo conforto do excelente Blusão interior, mas também interessante para quem procura um casaco para umas viagens mais longas onde o colete com aquecimento é sem duvida uma mais valia importante. O casaco é proposto pela Macna nas duas cores já referidas pelo preço de 309,95 Eur, e o Hotvest pelo preço de 109,95.

Texto: Antonio Gomes

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments