MV Agusta Enduro Veloce 2024: Mudança de planos!

By on 18 Outubro, 2023

Após o anúncio recente, e surpreendente, do fim dos novos modelos Lucky Explorer, a MV Agusta aproveitou toda a plataforma da 9.5, mudou-lhe o nome e transfigurou-a para uma adventure-touring de três cilindros mais dedicada a viagens.

Esta mudança de paradigma não acontece por acaso, pois como todos os mais atentos já sabem, Stefan Pierer, CEO do grupo Pierer Mobility que adquiriu uma parcela importante da MV Agusta, cedo fez saber que não queria as Lucky Explorer na gama do fabricante italiano.

Para ampliar a sua base de clientes, foram planeadas para 2023 as vendas de dois modelos Lucky Explorer, uma Lucky Explorer 5.5 de dois cilindros e uma Lucky Explorer 9.5 de três cilindros , ambas baseadas na história da Cagiva Elefant, que foi construída no final dos anos 80 onde hoje é a principal fábrica da MV Agusta em Varese.

Era considerado certo que a Lucky Explorer se tornaria numa submarca da MV para poder atrair mais facilmente novos clientes. Isto foi planejado anos atrás, mas ambos os modelos não foram bem recebidos pelo novo acionista Pierer e, portanto, a menor Lucky Explorer 5.5 como um desdobramento da QJ Motor é agora considerado um projeto abandonado, embora ainda não confirmado.

Para a irmã mais velha Lucky Explorer 9.5, um novo posicionamento no mercado teve que ser encontrado sob pressão de tempo para não atrapalhar as já consagradas KTM 790 e 890 Adventure e Husqvarna Norden 901. É por isso que a submarca Lucky Explorer foi cancelada literalmente no último minuto.

Lucky Explorer 9.5 torna-se MV Agusta Enduro Veloce

Em vez disso, a moto será integrada na família de modelos MV Agusta existente e não estará à venda até ao início de 2024. Isto significa, entre outras coisas, um novo nome e que, à semelhança da existente Turismo Veloce, será no futuro conhecida como Enduro Veloce. Pelo menos é o que sugerem consistentes reportagens da mídia italiana. Visualmente, a pintura foi adaptada em conformidade e brilhará no típico vermelho/prata da MV, que já brilha no modelo de pré-produção fotografado e ainda ligeiramente camuflado. Outros detalhes visuais também foram revistos. A base do pára-brisas na versão de produção é transparente, o banco parece mais acolchoado e de alta qualidade.

Novo tricilíndrico com 125 CV

O motor, um desenvolvimento interno da MV Agusta com eixo da cambota contra-rotativo, diâmetro e curso de 81 por 60,2 milímetros, os três cilindros típicos e uma cilindrada total de 931cc, foi apenas ligeiramente adaptado. Em última análise, o tricilindrico da MV deverá entregar cerca de 125 CV. Os esforços finais de coordenação estão atualmente em andamento e o fornecedor Bosch e o acionista KTM também estão a ajudar nos retoques finais. Detalhes de preços só podem ser esperados após a apresentação final. Provavelmente acontecerá em novembro na EICMA de Milão.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments