Niu F600 e F650: Duas novas scooters elétricas equivalentes a 125
A marca elétrica Niu prepara-se agora para se expandir através de vários novos modelos, começando com a dupla de scooters eléctricas F600 e F650.
A Niu entrou no mercado europeu de veículos motorizados de duas rodas com as suas pequenas scooters elétricas urbanas a preços baixos, e esse facto deu-lhe nome e clientes.
Quanto a estas duas novidades, tratam-se de duas versões construídas sobre a mesma base mas com motores de diferente potencial. A contruição teve como conceito uma scooter urbana de design ainda moderno e minimalista, mas que se destaca pela modernidade.
As F600 e F650 distinguem-se pelo seu desempenho, mas têm a mesma equivalência de 125cc que exige uma licença A1 ou B para as conduzir. A mais acessível F600 é impulsionada por um motor elétrico integrado na roda traseira que desenvolve uma potência de 3 kW e atinge uma velocidade máxima de 75 km/h. Alimentada por duas baterias removíveis de 1,44 kW cada (72V 20Ah) garante até 80 km de autonomia.
A F650 também tem como alvo passeios suburbanos, já que o seu motor é capaz de fornecer 5 Kw para elevar a velocidade máxima para 95 km/h. Mais intensiva em energia, a scooter também está equipada com baterias de maior capacidade, já que os dois elementos removíveis chegam a 2 kWh cada. No entanto, nenhuma autonomia foi apresentada.
São também estas baterias que deverão representar um dos pontos diferenciadores desta nova gama F porque, à semelhança da Gogoro , Kymco ou os fabricantes japoneses fizeram com a Gachaco, o fabricante chinês desenvolveu aqui um sistema de baterias intercambiáveis através de terminais Niuswap. A ideia é permitir que os utilizadores troquem as baterias vazias por cheias nos terminais públicos, mas este serviço não será dirigido a particulares no curto prazo e destina-se principalmente a operadores de trotinetes partilhadas e frotas empresariais.
De resto, as duas scooters são bastante clássicas, ambas com quadros tubulares de aço e travagem combinada CBS, suspensões não ajustáveis e iluminação LED e características conectadas que permanecem semelhantes às que já encontramos na atual gama Niu.
As scooters elétricas Niu F600 e F650 são esperadas para 2024 na Europa.
Pode conhecer mais sobre a marca Niu em Portugal AQUI
0 comments