BMW S 1000 RR de 2019 – 3ª geração da desportiva de topo da marca bávara
Desenhada a partir de uma folha em branco a nova BMW S 1000 RR de 2019, super desportiva de topo da marca bávara, vem novamente ser referência e enfrentar a concorrência com novos argumentos tecnológicos de peso.
De imediato vemos que na sua estética e design a nova S 1000 RR perdeu os dois faróis assimétricos que durante a última década marcou a sua imagem. A moto está agora, do ponto de vista ergonómico, mais equilibrada, com um depósito mais estreito e com uma posição de condução menos radical graças a uma nova combinação da posição relativa dos punhos, peseiras e assento.
Mas a grande revolução está na motorização, na ciclística e na nova electrónica. O motor da nova BMW S 1000 RR monta agora distribuição variável, tecnologia que já vimos no último motor boxer da marca, o que melhora substancialmente o funcionamento e o rendimento do motor em todos os regimes. O motor tetracilíndrico em linha tem agora 207 cv de potência máxima e pesa menos 4 Kg que o seu antecessor.
A nível da electrónica a S 1000 RR inclui agora 4 modos de motor de origem: Rain, Road, Dynamic e Race. Caso se pretenda podemos aceder ainda a modos opcionais Pro, com 3 graus Pro 1, Pro 2 e Pro 3, através dos quais é possível personalizar todo o tipo de funcionalidades electrónica incluídas na S 1000 RR.
De origem contamos com o Control de Tração DTC, o ABS Pro, O Controle Anti-Cavalinho, o Limitador de velocidade no Pit-Lane, o Launch Control para optimização de arranques, o controle de travão de motor e o registo constante de todas as forças G com uma plataforma de inércia de 6 eixos.
Incluído está também o Quick-Shift, SAP – Shift Assistant Pro, desenvolvido pela HP e que actua nas duas direções, permitindo passar caixa rapidamente sem ter que usar a embraiagem. Tudo controlado através da informação prestada no novo painel TFT a cores de 6,5” que permite dois interfaces distintos: o “Pure Ride” mais apropriado para uma condução normal em estrada e o “Core Racing” para circuito com 3 configurações distintas.
Do ponto de vista da ciclística houve também uma evolução na S 1000 RR de 2019 pois monta agora um quadro inteiramente novo do tipo Flex Frame que conta com o motor como elemento de esforço.
A nível das suspensões houve também melhoramentos, sobretudo no amortecimento traseiro que monta agora um sistema Full Floater Pro que melhora o rendimento hidráulico em situações de utilização extrema. As suspensões dianteiras têm a opção de serem electrónicas com o sistema DDC da BMW ( Dynamic Damping Control ) .
A nova super desportiva BMW S 1000 RR de 2019 está agora mais ligeira e apresenta um peso final de apenas 197 Kg e pode reduzir ainda mais o seu peso, em cerca de 4Kg, se optarmos pelo pack desportivo “M” . A nova desportiva topo da BMW estará disponível apenas em duas cores: Racing Red e a habitual decoração BMW Motosport, em branco, azul e vermelho. Preço de venda ao público ainda desconhecido.
0 comments