Suzuki GSX-8R: Uma sugestão do que poderia ser a desportiva média de Hamamatsu
Após o lançamento da versão naked, fantasiando entre hipóteses e renderizações, o designer gráfico ‘Mich Superbike’ faz aqui a sugestão do que poderia ser uma futura desportiva média GSX vinda de Hamamatsu.
Ainda não há nada oficial ou mesmo extraoficial, mas o cenário atualmente apresentado pelo mercado, sugere que a Suzuki também poderia entrar em breve no segmento de motos desportivas com um motor bicilíndrico paralelo, agora tão na moda, com uma proposta própria.
O que até poucos anos atrás era um cenário exclusivo dos quatro cilindros, encontramos hoje “suavizados” pela adoção de uma nova geração de bicilíndricos, sem perder nem o sabor nem o prazer de conduzir, mas ganhando em facilidade de uso, praticidade e relação emissão/consumo. Neste perímetro, em que apenas a Kawasaki é exceção com a ZX4-R (4 cilindros), encontramos propostas no mercado da Yamaha e da Aprilia, respetivamente, as R7 de Iwata e a RS 660 de Noale. Seria, portanto, estranho se a Suzuki não viesse a entrar no jogo, ainda para mais com a GSX-8S com um motor adequado para dar esse salto.
Os ingredientes já existem
A pequena streetfighter , já vista na EICMA 2022 e lançado no mercado este ano, é uma condensação de novidade e boa tecnologia : bicilíndrico paralelo de 776 centímetros cúbicos (84 mm X 70 mm), cambota a 270 graus, contraeixos, quatro válvulas DOHC e refrigeração líquida. Para uma potência total de 83 CV às 8.500 rpm e um binário do motor de 78 Nm às 6.800 Nm. Claro que também não faltam ajudas eletrónicas à condução, com o Suzuki Drive Mode Selector (SDMS) que permite escolher o mais adequado entre três modos diferentes, o controle de tração STCS (também com três opções) e a caixa de velocidades eletroassistida, tanto na inserção quanto na redução.
A Suzuki, portanto, já algumas boas cartas em mãos. O designer gráfico Mich Superbike deu uma mãozinha à imaginação e trabalhou neste esboço digital muito convincente, que parece ter saído direto do centro de estilo da casa de Hamamatsu. Veremos se no Japão aceitarão este desafio.
0 comments